Bomba na alta cozinha: Albert Adrià fecha TODOS os seus restaurantes
O chef, um dos mais célebres do mundo, acaba de anunciar o fim de seu império gastronômico em Barcelona, que somava quatro estrelas Michelin
É quase inacreditável, mas um dos chefs mais geniais e bem sucedidos do mundo acaba de fechar TODOS os seus restaurantes em Barcelona definitivamente. Impedido de trabalhar há mais de um ano devido à pandemia – já que suas casas dependiam fortemente do turismo estrangeiro –, Albert Adrià acaba de anunciar o fim de seu império, que reunia os restaurantes Tickets, Pakta, Hoja Santa e Enigma (que somavam quatro estrelas Michelin) e a Bodega 1900, provavelmente o melhor “boteco” que já existiu por aqui.
A notícia foi divulgada por um representante do Grupo Iglesias, empresa da qual Adrià era sócio, e que comandava El Barri, seu projeto que reunia vários restaurantes nos arredores da avenida Paral-Lel, a qual ajudou a renascer depois de uma grande reforma. Segundo divulgado pela imprensa catalã, o grupo soma mais de € 7,5 milhões em dívidas. Em entrevistas a jornais locais, Albert disse que fará um balanço de sua vida para refletir se vale a pena seguir na alta cozinha e se compensa ter um restaurante.
A notícia, tristíssima, é um fiel retrato de como a alta gastronomia se encontra no mundo todo: por um fio.