Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Bate e volta para as praias nos arredores de Barcelona, passo a passo

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h46 - Publicado em 2 ago 2012, 14h33

A praia de Caldes D’Estrac: não é a Polinésia Francesa, mas quebra um galhão

 

 

Não há uma Polinésia Francesa nos arredores de Barcelona. As praias realmente bonitas estão a mais de uma hora da capital catalã, de carro (no caso da Costa Brava) ou de avião (no caso das Ilhas Baleares). Mesmo assim, há bons motivos para pegar um trem nos dias de calor. Saindo um pouco da cidade, em menos de uma hora de trem (com ar condicionado) chega-se a praias de areia natural (as de Barcelona são todas artificiais), mais limpas e menos cheias do que as do quintal de casa. Ultimamente, tenho feito isso todo fim de semana.

 

Se você já se sentiu perdido (e burro) numa estação de trem europeia, sou solidária. Por mais prático que seja o sistema, ele não é tão óbvio para quem chega de fora. Com um pouquinho de explicação prévia, sua vida ficará muito mais fácil, caso você queira fazer um programinha praiano de bate e volta.

Continua após a publicidade

 

Vamos lá:

 

1. O sistema de trens para os arredores de Barcelona se chama “cercanias”, ou “rodalies”, em Catalão. As passagens não são vendidas pela internet, nem no guichê. É preciso procurar as máquinas vermelhas, com o logotipo da foto abaixo. Na Estació de Barcelona-Sants, a principal da cidade (e a que eu sempre uso), as máquinas estão na parte central. Sempre há fila, portanto, chegue com um pouco de antecedência.

 

Procure o logotipo dos trens de cercanías (ou rodalies, em catalão)

Continua após a publicidade

 

2. Clique aqui para abrir o link em que você pode checar os horários dos trens.

 

3. Para comprar o bilhete na máquina, você precisa clicar primeiro em “ida y vuelta” (ou “anada i tornada”, em catalão). Depois, deve encontrar o nome da estação de destino. Se o nome do lugar aonde você quer ir não estiver na primeira tela, passe à seguinte, e assim por diante. Na última etapa da compra, você escolhe quantos bilhetes deseja comprar. Depois pode pagar com cartão de crédito (brasileiro), bilhetes ou moedas. Basta seguir as instruções que aparecem na tela.

 

4. Se você quiser ir a alguma praia ao norte de Barcelona, deve pegar um trem da linha R1. Nesta linha, as melhores pedidas são Mongat Nord, Caldes D’Estrac e Sant Pol de Mar, por ordem de distância.

Continua após a publicidade

 

5. Se você quiser ir a alguma praia ao sul de Barcelona, deve pegar os trens da linha R2. Nesta linha, as melhores pedidas são Castel de Fels e Sitges.

 

6. Os horários de cada linha aparecem em telas separadas, que estão próximas às máquinas e às catracas de acesso às vias. Nessas mesmas telas, aparece o número da via na qual o trem deve parar. Não há lugar marcado, portanto, fique esperto na hora do embarque.

 

7. Saber o nome da linha (R1, R2, etc) é importante porque, no painel de avisos, o destino que aparece é o final. Por isso, é importante dar uma olhada neste mapa (https://www.renfe.com/viajeros/cercanias/barcelona/mapa_zonas_barcelona.html) para conseguir saber qual trem pegar. Ficou com preguiça? Então saiba que o trem que vai ao norte com destino “Blanes” nunca vai ter erro. E o trem que vai ao sul com destino Vila Nova i la Geltrú também não. Ambos param em todas as praias que eu citei.

Continua após a publicidade

 

8. Na hora de voltar, não esqueça de validar o seu bilhete na estação de origem (não basta comprar! Tem que validar!). Caso contrário, você não conseguirá sair na roleta de Sants.

 

Ficou claro?

 

Boa viagem!

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade