Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Barcelona Boa e Barata, parte 3: A melhor paella da cidade, por 12 euros por pessoa

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h08 - Publicado em 5 nov 2008, 07h11


Foto (linda por sinal): Sergio Scripillitti

Por mais “ferranadrialesca” que ande a cozinha catalã, o que muita gente quer comer quando passar por aqui ainda é uma boa e velha paella, não é mesmo?

A mais tradicional das receitas espanholas teve origem no século XVIII, na região de Albufera, na comunidade valenciana, uma “prima” da Catalunha (diga isso a um valenciano e ganhe uma cara feia, apesar de ser a pura verdade), onde se fala uma variação do catalão.

Ou seja, o prato não é exatamente daqui, mas quase. E comer paella em Barcelona é, sim, um programa bacana (ao contrário de assistir a shows de flamenco meia-boca, o que você deve deixar pra fazer em Madri ou na Andaluzia).

Continua após a publicidade

Meus amigos viviam me falando do Envalira (Plaça del Sol, 13, +34/932-185-813), um restaurantezinho quase secreto em Gràcia, freqüentado por locais. Mas eu, que vivo tentando cortar os malignos carboidratos da minha vida, fingia que não era comigo. Até que, por fim, me rendi.

O Envalira esconde-se atrás da mais tímida das fachadas da Plaça del Sol, no Bairro de Gràcia. De tão acanhado, jamais tinha reparado em sua existência, apesar de freqüentar a praça há mais de oito anos. O salão é apertadinho, com mesas compridas que podem acabar sendo compartilhadas com desconhecidos. Charme zero (minto, os garçons vestidinhos à moda antiga, com gravatas borboleta, são fofos), as paredes são bege e com uma texturinha cafona. Mas a comida…

Todas as entradas são ótimas: berberechos, almêijoas, navajas, bolinho de bacalhau… É preciso muita calma para não ficar saciado antes DELA chegar. Porque quando a rainha da casa chega à mesa, suculenta, fumegante e com infinitos pedacinhos de fruto do mar afogados no arroz, ao ponto, merece ser devorada, grãozinho por grãozinho. A crostinha de cima vem torrada na medida certa, sem fazer com que todo o prato vire um chiclete. E o molho não peca pelo excesso de açafrão e não tem corantes (por isso ela não é assim tão alaranjada).

O preço da paella? 12 euros por pessoa.

Continua após a publicidade

Oh, Envalira. Quanto tempo perdido!

PS: Deixe um espacinho no seu estômago para a bombástica torta de chocolate de sobremesa, increíble!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS DE RESTAURANTES BONS E BARATOS EM BARCELONA

CLIQUE AQUI PARA VER O DOSSIÊ  DE DICAS DE BARCELONA

Publicidade