Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

As melhores paellas de Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h36 - Publicado em 25 jun 2014, 12h09

O prato que é sinônimo da cozinha tradicional espanhola nasceu em Valência. A receita original, a paella valenciana, leva frango e  coelho. Já em Barcelona, faz sucesso a paella marinera, à base de peixes e frutos do mar. (A foto acima, lindona, é do fotografo e amigo querido Sergio Scripilliti, no restaurante Los Caracoles).

A qualidade de uma paella em Barcelona pode variar de sofrível a excelente. Nos “restaurantes” ao longo das Ramblas, por exemplo, as suas chances de comer algo decente é praticamente nula. Ali, é bastante comum que as paellas servidas sejam industrializadas e congeladas. Dá vontade de chorar quando vejo a quantidade de gente que sucumbe a esse mico – peça uma sangria de quinta categoria e o pesadelo está completo. Para não entrar em roubada, vale guardar a listinha abaixo com carinho:

 

Envalira

É a minha eterna paella favorita na cidade. Já falei tanto dela que os garçons do restaurante estão acostumados a atender leitores do blog. Quase todos aprovam (alguns se decepcionam, afinal de contas gosto é gosto). Mas, antes que você se assuste, é bom dizer que o restaurante é feio e escondido. Também convém explicar que a paella do Envalira não tem aquela cor gritante de açafrão (e é justamente por isso que eu gosto dela). Peça um vinho albariño galego para acompanhar e seja feliz.

Continua após a publicidade

 

La Mar Salada

A Barceloneta é um dos lugares tradicionais da cidade para come paella e frutos do mar em geral. Mas, como todo lugar muito turístico, também é um território minado de pegadinhas. Presente em praticamente todas as listas confiáveis de melhores restaurantes marineros da cidade, o La Mar Salada é satisfação garantida. A paella de camarões (gambas) e lagonstins (cigalas) da Barcelona é um espetáculo, assim como outros arroces, como ao arroz negro (com tinta de lula) com sépia e alcachofras.

 

El Suquet de L’Almirall

Assim como La Mar Salada, é outro restaurante do Passeig Joan Borbó (onde enfileiram-se várias roubadas) em que você pode entrar confiante. O chef Quim Marqués é uma das grandes referências da Barceloneta. Seu prato mais famosos é a paella catalana, à base de frutos do mar, servida num recipiente de cerâmica.

 

Les 7 Portes

Continua após a publicidade

É um grande clássico da cidade, com 175 anos de tradição e pompa. Belíssimo, com seu salão de piso quadriculado, o 7 Portes tem a assinatura de Juan Miró, Pelé, Marcelo Mastroiani, Placido Domingo e Catherine Deneuve em seu livro de visitas e uma eterna fila na porta. Não deixe de reservar!

 

Los Caracoles

É outro clássico super famoso (e super turístico), no coração do Bairro Gótico. O lugar em si já vale a visita. O restaurante se divide em várias salinhas forradas de azulejos e a cozinha à moda antiquíssima fica no meio de tudo.

Continua após a publicidade

 

Elche

É um restaurante especializadíssimo em pratos à base de arroz e, consequentemente, paella. Está desde 1959 sobre o comando da mesma família, escondidinho numa esquina do Poble Sec.

 

Cheriff

Tenho uma implicância pessoal com este lugar (acho caro demais e já fui mal atendida por lá). Mas o incluo na lista porque ele é o favoritíssimo de vários amigos de bom gosto e críticos gastronômicos. Portanto, acho que talvez eu tenha dado azar. Clique aqui para ler o post sobre a minha experiência com o lugar.

 

 

Leia sobre as melhores paellas de Valência no blog da querida Rosana Zakabi, a Mulher que Comeu Quase Tudo.

Clique aqui para ver a lista com as sugestões da Time Out Barcelona (temos algumas em comum).

 

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade