Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Guinness uma ova: o mito da praia com areia mais branca do mundo

Diz a lenda que a Hyams Beach, na Austrália, seria a campeã e que estaria no Livro Guinness dos Recordes. Fomos conferir

Por Adriana Setti
Atualizado em 25 set 2019, 18h25 - Publicado em 24 jan 2019, 10h40

Os moradores de Jervis Bay batem no peito e garantem: temos a areia mais branca do mundo. Segundo o Guinness World Record, dizem eles, esta praia de ofuscar retinas é Hyams Beach, grande estrela desta região do estado de Nova Gales do Sul, cerca de 200km ao sul de Sydney.

Preguiçosos como coalas, jornalistas e blogueiros repercutem essa informação há anos sem checar se ela tem fundamento. Não tem. Para começo de conversa, o Guinness nem possui categoria “praia com areia mais branca”. Fora isso, testes realizados com amostras de todo o país indicam que a rainha das branquelas é, na verdade, Lucky Bay, na Austrália Ocidental – leia matéria da Australian Geographic sobre esta polêmica. E, vamos combinar, acho que os caras nunca estiveram em Cabo Frio, não é mesmo?

Rio e mar na praia de Green Patch, onde fica um dos melhores campings da Austrália (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Marketing safadinho à parte, a areia é branca como talquinho, tão fina que faz fruk fruk quando a gente caminha (tem maior atestado de qualidade “areística” do que este?).

Continua após a publicidade

Três vidas (e mucha grana) são necessárias para conhecer todas as praias da Austrália, mas as de Jervis Bay são as mais bonitas que vi até agora viajando por este país feito para quem ama mar e areia. E QUEM SE IMPORTA COM O GUINNESS?

Se a areia faz fruk fruk, a gente confia (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

A água é cristalina e de um azul radiante. Golfinhos saltitam freneticamente pela baía – vi eles tão perto da praia que nem me preocupei em fazer um passeio de barco. Mesmo na alta temporada, Hyams Beach e suas vizinhas (Chinamans Beach, Greenfield Beach e Nelsons Beach) estavam esparsamente povoadas por famílias australianas e pouquíssimos turistas estrangeiros. Como se não bastasse, ainda dá pra ficar praticamente a sós com as espetaculares praias do Booderee National Park, como Green Patch e Murrays. Fui para passar dois dias, mas teria ficado pelo menos cinco.

Continua após a publicidade
O sossego de Murrays Beach (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Jervis Bay, como o nome sugere, é uma baía, em torno da qual há algumas cidadezinhas minúsculas e parques nacionais. Há poucos (e caros) hotéis próximos às praias. Para quem precisa economizar, o jeito é descolar um AirBnb ou acampar – um dos campings mais bacanas da Austrália fica aqui, na praia de Green Patch. Aderindo à primeira opção, fiquei em quarto em uma casinha simples com vistas lindas em um vilarejo a 10 minutos de carro de Hyams Beach, por cerca de US$75.

Procure acomodação em Hyams Beach

Publicidade