Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

A minha lista dos países mais simpáticos do mundo

Por Adriana Setti Atualizado em 27 fev 2017, 15h46 - Publicado em 21 ago 2012, 12h21

Nova Zelândia: o top 1 da minha lista

Listas dos “mais isso” ou “mais aquilo” não devem ser levadas a sério. Ainda assim, todo mundo gosta. Não à toa, elas são uma mão da roda para vender revista e gerar discussões inflamadas em sites e blogs.

Recentemente, três publicações produziram listas dos países mais “simpáticos” (ou “amigáveis”) do mundo. E veja que curioso: ainda que haja algo em comum entre elas, nenhum país está em todas.

SEGUNDO O SKYSCANNER

1. Brasil
2. Região do Caribe
3. Filipinas
4. Tailândia
5. Portugal
6. Indonésia
7. Nova Zelândia
8. Canadá
9. Dinamarca
10. Japão

 

Continua após a publicidade

SEGUNDO O LONELY PLANET

1. Irlanda
2. EUA
3. Malawi
4. Fiji
5. Tailândia
6. Samoa
7. Vietnã
8. Indonésia
9. Escócia
10. Turquia

SEGUNDO A REVISTA FORBES

1. Nova Zelândia
2. Austrália
3. África do Sul
4. Canada
5. Estados Unidos
6. Turquia
7. Reino Unido
8. Filipinas
9. Espanha
10. Malásia

 

Continua após a publicidade

Outro detalhe notável é a dificuldade que a pessoa (ou o grupo de pessoas) responsável pela lista da Forbes tem de achar bacana alguém que fale um idioma que não seja o seu. Nada menos do que SETE países (Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Malásia), entre os 10 eleitos, têm o inglês como língua oficial (ou uma das).

Entrei no embalo e elaborei a minha listinha (ainda que faltem N países para conhecer e que generalizar seja algo arriscadíssimo), com base na cortesia e amabilidade das pessoas que encontrei pelo caminho até agora. No fim das contas, elas têm bastante em comum com as duas primeiras.

Comparando um pouco a minha com as três:

Países como Portugal, Malásia e Vietnã não estão entre os meus top 10. Mas seriam fortes candidatos caso o ranking fosse um pouco mais longo. Japão, Canadá e Austrália não fazem parte da minha lista porque ainda não tive a honra. Mas acredito piamente que fazem por merecer. Entre os demais, só desbancaria do meu ranking alongado a região do Caribe (aliás, estranho colocar tantos países no mesmo saco). Ainda me falta muito por conhecer mas, até o momento, encontrei mais “marra” do que simpatia genuína quando estive por lá. Também tenho minhas dúvidas quanto à presença da Espanha – a menos que me renda ao bordão “Catalunya is not Spain”.

 

Continua após a publicidade

E você? Quais adotaria? Quais desbancaria?

 

Continua após a publicidade

SEGUNDO O ACHADOS

1. Nova Zelândia

2. Turquia

3. Indonésia (principalmente Bali)

4. Brasil

5. México

6. Filipinas

7. Nicarágua

8. Tailândia

9. Estados Unidos (com exceção de Nova York)

10. Áustria

 

Continua após a publicidade

Siga @drisetti no Twitter

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade