A espetacular mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Estar lá no fim da tarde, quando o céu invariavelmente azul ressalta o contorno do monumento, é algo inesquecível

Os números, como sempre nos Emirados Árabes, são impressionantes. A gloriosa mesquita de Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, em Abu Dhabi, tem quatro minaretes de mais de 100 metros de altura, 82 cúpulas de mármore, o maior tapete persa do mundo (de 5627 metros quadrados) e 17 mil metros quadrados de piso de mármore com magníficas pinturas florais. Trinta tipos de mármore de primeiríssima linha, trazidos de várias partes do mundo, foram usados na construção. As 96 colunas internas são forradas em madrepérola e o lustre principal, de 15 metros de altura, é cravejado de cristais Swarovski. A parede tem escrituras iluminadas em fibra ótica. E o efeito é uma bomba atômica. Você pode achar lindo. Você pode achar brega. Você pode achar tudo ao mesmo tempo agora (meu caso). Mas estar lá no fim da tarde, quando o céu invariavelmente azul ressalta o contorno da gigante alva, é algo definitivamente inesquecível.

IMG_8055 IMG_8023 IMG_8017 IMG_8011 IMG_8003 IMG_7997 IMG_7992

O nome da mesquita homenageia o xeique e grande herói nacional  — sua foto está por todos os lados — que unificou os sete emirados para formar o país Emirados Árabes (composto por Abu Dhabi, Dubai e outros membros menos conhecidos).  Morto em 2004, ele está enterrado no complexo.

Como em toda mesquita que se preze, é preciso seguir várias normas de conduta. Ainda assim, você há de levar umas bronquinhas por cada micro deslize (os seguranças, todos indianos, parecem se divertir com isso). Eu, por exemplo, levei bronquinha porque entrei pelo lugar errado (por onde várias outras pessoas estavam entrando, aliás), porque encostei de leve no ombro do meu marido ao tirar uma foto (“abraço não!”), porque o capuz do pijamão preto caiu da minha cabeça por alguns segundos. Para não precisar do pijamão preto, vá de saia comprida, manga comprida e lenço na cabeça, seguindo as normas abaixo.

Captura de pantalla 2014-12-08 a las 21.37.28

IMG_8068 IMG_8044 IMG_8037 IMG_8036 IMG_8032 O espetacular lustre forrado de cristais Swarovski IMG_8027 IMG_3103

Você pode visitar a mesquita por conta própria ou com um passeio guiado. Ambas as opções são grátis. Para pegar uma abaya (o “pijamão preto”) emprestado, basta deixar um documento ou um depósito em dinheiro.

Veja no Booking hospedagens em Abu Dhabi

Siga @drisetti no Twitter e no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s