Sem pressa: 5 paradas incríveis entre Fortaleza e Jericoacoara

Praias, dunas, lagoas e balsas "com emoção" no pedaço mais bonito do litoral cearense

A maioria dos que visitam Jeri descem em Fortaleza, embarcam num 4X4 e tocam reto para a grande celebridade do Ceará. Razões para ansiar chegar lá não faltam. Mas o caminho também pode ser o destino. Nos últimos anos, várias praias dessa região desabrocharam, com pousadinhas charmosas, bons restaurantes e lugares incríveis (sem muvuca!) para velejar de windsurfe ou kitesurfe – a grande vocação do Ceará.

O melhor dos cenários é fazer essa viagem de 4X4. Assim, não apenas você pode chegar até Jeri por sua conta, como transformar deslocamento em passeio (para isso, é fundamental viajar durante a maré baixa, sempre desviando dos trechos onde os carros são proibidos). Também dá pra chegar aos lugares dessa listinha pela estrada asfaltada. Veja onde parar:

1. Lagoinha

A cerca de 110km de Fortaleza, é quando o cenário começa realmente a ficar bonito, com dunas imponentes pontilhadas de coqueiros. Com tempo, você ainda pode fazer um pequeno desvio e tomar um banho morninho da Lagoa do Jegue, ideal para quem está começando a ensaiar as primeiras manobras de kite.

2. Guajiru

Guarde o nome dessa praia. Mais ou menos no meio do caminho entre Fortaleza e Jeri, é um dos principais novos pontos de kitesurfe do litoral cearense, com uma vantagem que outras praias da redondeza não tem: um vilarejo realmente bonitinho e (ainda) sossegado. Tem ótimo kite point, o GKC, hotéis bacanas e restaurantes bem aprumados, como Guajiru com Pimenta.

Flecheiras: a famosinha na metade do caminho entre Jeri e Fortaleza

Flecheiras: a famosinha na metade do caminho entre Jeri e Fortaleza (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

3. Flecheiras

Fica a 140 quilômetros de Fortaleza, no município do Trairi, coladinha no Guajiru. É a praia mais famosa entre Jeri e Fortaleza. Tem várias pousadas bonitinhas para receber turistas majoritariamente europeus, bons restaurantes (experimente o Mandarina e o Restaurante do Nonô) e até uma vida noturna animadinha, principalmente no verão e na temporada do vento (julho a dezembro, com auge entre agosto e outubro).

Lençóis Baleienses: um desconhecido que ainda vai dar o que falar

Lençóis Baleienses: um desconhecido que ainda vai dar o que falar (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

4. Lençóis Baleienses

Depois de cruzar o rio Mundaú numa balsa de enfartar gringo (uma plataforma de madeira pra um carro, com acesso por duas tábuas improvisadas), fique atento aos sinais ao passar pela praia da Baleia (ou veja a rota no Google Maps), a 180km de Fortaleza. Guardadas as devidas proporções, claro, o lugar faz jus à referência Maranhense. No começo da temporada do vento (que vem depois da época de chuvas), lá por julho, dezenas de lagoas azuis se formam entre dunas altíssimas. O lugar fica lindo no fim do dia, quando a areia ganha aquele tom dourado. Na medida que as chuvas cessam, a beleza Baleiense fica um pouco mais modesta. Ainda assim, vale ver!

Balsas do rio Mundaú: de enfartar gringo

Balsas do rio Mundaú: de enfartar gringo (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

5. Icaraizinho de Amontada

A receita é parecida com a de Flecheiras e Guajiru: um antigo vilarejo de pescadores, com sua simpática pracinha da igreja, que nos últimos anos viu chegar a turma das velas coloridas e está começando a entrar no mapa como uma alternativa mais barata e menos muvucada que Jeri. Tem dunas, coqueiros e lagoas nos arredores.

Procure acomodação no Ceará

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s