12 comidinhas que você deve pedir num bar de tapas em Barcelona

Abaixo, você vê a lista de ouro das tapas típicas. Assim, vai saber se virar em qualquer lugar

Se você leu o post passado, com os 12 melhores bares de tapas de Barcelona, já sabe onde ir. Agora, uma lista do que pedir. Cada bar tem suas próprias invenções, claro. Mas, abaixo, você vê a lista de ouro das tapas típicas. Assim, vai saber se virar em qualquer lugar:

As típicas patatas bravasAs típicas patatas bravas (foto reproduzida de Timeout.cat)

Patatas bravas

Cada bar tem a sua própria versão. Mas a clássica é batata cortada em pedacinhos gordinhos, frita e servida com molho picante e também alioli (uma maionese ao alho).

Pan com tomate

A melhor invenção catalã: pão com tomate esfregado, salpicado com sal e azeite. Às vezes, com um pouco de alho. Em alguns lugares o tomate vem inteiro à mesa para que você mesmo faça o serviço.

Pan con tomate e a simplicidade genialPan con tomate é a simplicidade genial

Pimientos del padrón

Estatísticas caseiras indicam que 9 em cada 10 brasileiros têm algum problema com o pimentão. Mas, acredite, o daqui é diferente. Os del padrón (na foto lá de cima) são pequenos e muito saborosos. Um ou outro pode ser bem picante (é sempre bom provar uma pontinha antes). É servido frito, com flor de sal. Nham!

Croquetas de jamón/setas/pollo

O bom e velho croquete, que aqui na Espanha costuma ter casquinha crocante e recheio quase líquido (quando bem feito). A estrela é o de jamón (presunto cru). Mas você também encontrará de cogumelos (setas) e frango (pollo).

Esqueixada de bacalaoEsqueixada de bacalao

Esqueixada de bacalao

Bacalhau fresco em lascas, misturado com cebola, tomate, pimentão e azeitona preta. Tudo frio e mergulhado no azeite de oliva. Bom demais!

Escalivada

Pimentão (ele de novo!), berinjela e cebola assados no forno, mergulhados em azeite. É servido frio e, às vezes, com queijo de cabra por cima.

Bomba

É um croquete tamanho GG, mais consistente e recheado de carne. Servido com molho picante. Enfim, uma bomba.

Chipirones (ou xipirones) a la plancha

Lula bebê fritinha. De chorar.

Calamares a la romana

É uma versão espanhola da nossa lula a doré. Só que os anéis são maiores e a crostinha é mais espessa. (Gosto muito mais dos xipirones).

Montaditos

Um montadito é um pedaço de pão ou torrada com algum recheio por cima. As possibilidades são infinitas: tortilla de patata (omelete com batata à espanhola), foie gras, filé, jamón, queijos diversos…

Boquerones al vinagre/aceite

O boquerón é um peixinho que, no sabor, lembra um pouco a anchova. Só que é mais suave, clarinho e tem menos espinha. É o par perfeito de um copo de vermouth, uma das bebidas oficiais do tapeo.

Queijos e embutidos

Eis aqui um universo infinito, que sempre estará no menu de um bar de tapas. O embutido catalão por excelência é o fuet (uma espécie de salaminho, mais fino e rústico). No universo do jamón, o “jamón ibérico” ou “de bellota” é o suprassumo da categoria. O “jamón serrano” é mais seco e de qualidade inferior (ainda que também seja bom). Você saberá distinguir bem os dois pelo preço…

Siga @drisetti no Twitter

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s