Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

10 praias lindas de morrer na Espanha

Uma seleção das praias mais imperdíveis, de mar azul e areia branquinha, para você percorrer no litoral da Espanha durante o verão

Por Adriana Setti
Atualizado em 3 ago 2020, 19h16 - Publicado em 6 ago 2014, 13h00

Clique no nome das praias para ver a localização no mapa!

1. Es Cavallet, Ibiza

A praia de Es Cavallet, em Ibiza
A praia de Es Cavallet, em Ibiza (foto do soloibiza.com) ()

Teoricamente, é uma praia nudista. Mas, na Espanha (e sobretudo em Ibiza), você tanto pode ir vestido numa praia nudista, como ficar pelado numa praia qualquer. Ou seja, todo mundo é bem vindo em Es Cavallet, uma das mais bonitas da ilha, na minha modestíssima opinião.

A foto foi reproduzida do ótimo Soloibiza.com, que lista todas as praias ibizencas, descreve uma a uma detalhadamente e explica como chegar. Es Cavallet fica entre Ibiza e o aeroporto, bem à mão para quem fica hospedado na cidadezinha de Ibiza ou na Platja d’en Bossa.

Mais sobre Ibiza em Achados:

Tudo o que você precisa saber sobre Ibiza

10 Coisas que você provavelmente não sabe sobre Ibiza

O que você precisa saber sobre a tal balada de ibiza (post antiguinho, meio desatualizado nas informações práticas, mas ainda fiel ao espírito da coisa).

Continua após a publicidade

2. Es Cargols, Maiorca

O azul balear na praia de Es Cargols, em Maiorca
O inigualável azul balear na praia de Es Cargols, em Maiorca (//Divulgação)

Numa ilha tão grande, é dificílimo escolher apenas uma. Es Cargols, no caso, é apenas uma embaixadora de uma região que considero a mais emblemática da beleza maiorquina.

A referência é a cidadezinha de Campos, de onde saem as estradinhas que levam às praias mais bonitas da ilha, na minha modesta opinião: areia branca como açúcar, nenhuma construção, arbustos verdes e águas no inconfundível tom de azul balear.

Em direção ao povoado de Colónia de Sant Jordi está Es Trenc (badalada, apesar de não ter edificações na maioria de sua extensão). Seguindo para o Cap de Ses Salines chega-se às inacreditáveis Es Cargols e Marmols, réplicas de Es Trenc em menor tamanho e com muito menos gente. E seguindo em direção a Santanyí, se tem acesso a S’Almunia e Caló d’es Moro, protegidas por pedras altas, além do parque nacional de Mondragó.

Clique aqui para ler uma matéria completa sobre Maiorca

3. Macarella e Macarelleta, Menorca

Praia de Macarelleta em Menorca, nas Ilhas Baleares, Espanha
A praia de Macarelleta: Menorca é o que há (Raúl Hidalga/creative commons/Flickr)

Você já foi a Menorca? Então vá. A ilha é certamente um dos lugares mais lindos em que já estive. E, milagrosamente, é a mais tranquila das Ilhas Baleares (o quarteto incrível formado por Menorca, Maiorca, Formentera e Ibiza).

A lista de praias inacreditáveis é longa. Mas essa duplinha é algo de fazer o sujeito tremer nas bases. Elas ficam relativamente perto de Ciutadella, que é a cidade mais charmosa da ilha.

Continua após a publicidade

Clique aqui para ler uma matéria completa sobre Menorca

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1VRZlSSIrwY?feature=oembed%5D

4. Ses Illetes, Formentera

A água rasa, cristalina como uma piscina, banha um braço de areia de talquinho cercado de pequenas ilhotas (por isso o nome, Illetes). O filme acima (uma propaganda de cerveja, na verdade) é muito fiel ao clima da ilha. Vale a pena assistir!

5. Playa de la Lanzada, Rias Baixas, Galícia

Sossego no auge do verão na Playa de la Lanzada, nas Rias Baixas galegasSossego no auge do verão na Playa de la Lanzada, nas Rias Baixas galegas

Pouquíssimo conhecida fora da Espanha, a região das Rias Baixas, na Galícia, é uma sequência de praias quase virgens, que ficam vazias até no verão. Milagre? Marromeno. O que mantém a Galícia no modo low profile é a instabilidade do tempo, bem mais chuvoso do que no Mediterrâneo.

Minha praia favorita na região é a de Lanzada, nos arredores do vilarejo de O Grove: areia branca, pouca gente, nenhuma construção, água cristalina (e eletricamente gelada) e uma discreta barraquinha vendendo Estrella Galícia (a melhor cerveja da Espanha) e frutos do mar perfeitos.

Continua após a publicidade

Clique aqui para ler o post sobre as Rias Baixas

6. Islas Cíes, Rias Baixas, Galícia

Parece o Caribe mas é uma praia das Islas Cíes, um segredo muito bem guardado na GalíciaParece o Caribe mas é uma praia das Islas Cíes, um segredo muito bem guardado na Galícia

O arquipélago é a joia da coroa das Rias Baixas e um dos grandes segredos do litoral espanhol. Protegidas por um parque nacional, as ilhas recebem um número limitado de visitantes por dia e o único jeito de dormir por lá é acampando. Os barcos partem do porto de Vigo.

7. Playa de las Catedrales, Rias Altas, Galícia

Playa de las Catedrales: parece Portugal, mas é GalíciaPlaya de las Catedrales: parece Portugal, mas é Galícia

O principal cartão postal das Rias Altas, o litoral norte da Galícia, é uma praia de ondas fortes e geladas. Mais do que esticar a canga, o que vale aqui é caminhar e curtir o visual es-pe-ta-cu-lar, que lembra as melhores praias do litoral de Portugal.

8. Bolonia, Tarifa (Andaluzia)

Bolonia, em Tarifa: mais conhecida como a "praia da Cicarelli"Bolonia, em Tarifa: mais conhecida como a “praia da Cicarelli”

Continua após a publicidade

É a tal da praia onde uma certa Daniella Cicarelli soltou a franga anos atrás. Se você não esteve em Marte nos últimos anos, provavelmente se lembra do episódio. O blockbuster erótico protagonizado pela apresentadora acabou colocando essa bucólica e pacata praia no mapa. Fica nos arredores de Tarifa, a meca do kitesurfe da Andaluzia.

9. Playa de Laga, País Basco

Playa de Laga, no País Basco: um achado pertinho da (blargh) famosa MundakaPlaya de Laga, no País Basco: um achado pertinho da (blargh) famosa Mundaka

Uma bela anônima ao lado de uma feiosa famosa. Encontrei essa praia por acaso durante um giro pelo País Basco. A ideia era ir até Mundaka, nome que soará bem familiar aos ouvidos de quem surfa. Mas… o prainha feia, viu? Menos mal que essa belezura está logo ao lado.

Clique aqui para ler o post sobre o litoral do País Basco

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Y24sEbFdszc?feature=oembed%5D

10. Cap de Creus, Costa Brava, Catalunha

Não é exatamente uma praia, mas um belíssimo parque natural montanhoso quase na fronteira com a França. O relevo ultra acidentado esconde diversas “calas”, ou seja, prainhas secretas. A maioria é de pedra, mas também rola um pouquinho de areia aqui e acolá. A água é cristalina e o visual, incrível. O tipo do lugar que me atreveria a chamar de mágico.

Continua após a publicidade

Mais Costa Brava no Achados: um roteiro completo pela Costa Brava

Siga @drisetti no Twitter e no Intagram

Publicidade