10 coisas que você precisa saber ao planejar uma viagem para Montenegro

1. Apesar de não fazer parte da União Europeia, o país adotou euro, o que acaba sendo uma mão na roda para quem está viajando pela Europa — e também para facilitar a noção de caro/barato.

2. Brasileiros não precisam de visto para visitar o país. O site do Ministério dos Assuntos Exteriores de Montenegro está desatualizado (antes era preciso solicitar visto), mas me informei na embaixada montenegrina na Espanha e obviamente confirmei isso ao vivo e a cores na fronteira.

3. Os preços são convidativos: por a partir de € 50 você consegue acomodação confortável e janta-se muito bem por cerca de € 20. Mochileiros encontrarão albergues e restaurantes muito mais baratos do que isso.

4. As principais atrações do país (as cidades históricas de Kotor e Perast, as praias de Budva e Sveti Stefan e a marina de luxo de Tivat) estão interligadas por linhas de ônibus frequentes e baratas. Também é fácil ir de qualquer lugar de Montenegro para a Croácia. Isso torna viável viajar pelo país sem carro, mesmo porque…

5. … uma mera estradinha estreita atravessa o país pelo litoral, passando por todos os lugares citados acima. O trânsito é pesado (no verão, temo que seja um pesadelo) e os montenegrinos dirigem com a mesma fúria com que jogam pólo aquático – invariavelmente falando no celular. Dei graças a deus de não estar de carro.

6. Nem tudo em Montenegro é lindo. A famosa Budva, por exemplo, é um amontoado de edifícios horripilantes que “sufocam” a praia. À noite, os bares da orla competem pelo volume mais alto. No auge do verão, o lugar é uma filial do inferno para quem tem mais de 25 anos. Outras praias do país são igualmente detonadas com construções medonhas. O foco, portanto, é mesmo Kotor, Perast, Sveti Stefan e a marina de luxo de Tivat.

7. Apesar de estarem na beira do mar, Kotor e Perast não são exatamente destinos de praia. Num momento de desespero, você até pode dar um mergulho nas prainhas de pedra, mas o melhor é guardar o ímpeto praiano para Sveti Stefan, um lugar absolutamente encantador.

8. A comunicação com os locais em inglês é razoável: os jovens se viram bem e os mais velhos não têm a menor noção. De qualquer forma, as pessoas em geral se esforçam ao máximo para ajudar, seja com mímica ou do jeito que for.

9. O país é seguríssimo, inclusive para mulheres sozinhas.

10. A quem possa interessar, montenegrinos e montenegrinas são seres privilegiados pela natureza: altos, magros e belos. A mulheres, especialmente, têm cabelos cinematográficos. Tentei perguntar se havia algum segredo mantido a sete chaves pelas meninas locais, mas aparentemente é uma questão genética.

Siga @drisetti no Twitter

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s