Zaanse Schans e Volendam

As duas pequenas vilas podem entrar na lista de passeios para passar algumas horas curtindo cenários clássicos holandeses.

Em Zaanse Schans (www.zaanseschans.nl), um conjunto de atrações na margem leste do rio Zaan, há moinhos de vento abertos para visita (eles eram utilizados tanto para moer grãos como, principalmente, bombear a águas dos diques), lojinhas de queijos e suvenires, uma mini-fábrica de tamancos de madeira, uma interessante padaria e um museu de relógios. Este amplo parque ainda permite passeios de barco (8 euros) e não está muito longe da pequena casa onde morou por alguns dias o czar russo Pedro, o Grande, quando visitou os Países Baixos para aprender a arte de construir navios. Ela fica na rua Krimp, 23, 5 km ao sul do parque.

Já Volendam (www.vvvolendam.nl) tem como atrativos a culinária local e as pessoas que ainda se vestem com trajes típicos. Alguns hotéis têm bela decoração que remete ao lado mais proletário da Era de Ouro das navegações holandesas. Não perca os pratos feitos com enguia defumada, uma iguaria local.

Publicidade