Piazza San Marco e Basilica San Marco

Uma das praças mais famosas do mundo é também uma das mais belas e imponentes. Na Piazza San Marco figuram duas torres, a dell”Orologio, original do século 14 e que passou por reforma na última década, e a Campanile, que teve sua primeira versão erguida no século 9, desmoronou em 1902 e foi reconstruída de acordo com o projeto do século 16. Use o elevador para subir e conferir a melhor vista de Veneza.

A praça também é o endereço da espetacular Basílica San Marco edificada no ano 828, cujas cinco cúpulas misturam estilos bizantinos, românicos e renascentistas. Serve de abrigo para os supostos restos mortais do santo que a batiza, padroeiro de Veneza. A estrutura superdecorada recebiaum objeto de decoração de cada navio mercante que retornava à cidade durante o próspero período da República Veneziana. Entre eles estão os cavalos de bronze trazidos do Hipódromo de Constantinopla, atual Istambul. Os que hoje adornam a fachada da igreja são réplicas, enquanto que os originais estão em seu interior.

 Vizinho ao templo está o Palácio Ducal e, poucos passos mais, a Piazzeta que se abre ao Gran Canal com a famosa coluna com o Leão Alado, símbolo da cidade.

A Piazza San Marco também é endereço para algumas lojas de grifes e os clássico cafés Quadri e Florian. Um dos melhores lugares de Veneza para curtir a paisagem e ver o povo passando, a Piazza é um dos lugares mais fortemente afetados durante as enchentes, mais comuns durante o inverno.

É importante chegar cedo, antes da invasão de turistas. À noite, sua atmosfera é simplesmente mágica.

Publicidade