Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

Por Da Redação 13 out 2011, 18h41

Com pouco mais de 230 mil hectares, a 64 quilômetros de Puerto Varas, o Parque Nacional Vicente Perez Rosales foi criado em 1926 e é considerado o mais antigo do gênero no Chile. Sua geografia selvagem abriga ícones da região como os vulcões Osorno e Tronador, o Lago Todos los Santos, os Saltos de Petrohué e inúmeros bosques de coihue e olmo. Para quem gosta de caminhadas, as opções de trilhas vão de caminhos curtos com dez minutos de duração a oito horas.

Há também opções de lazer como trilhas de bike, escaladas e canoagem nos lagos. Para chegar até aqui, embarque em uma excursão organizada a partir de Puerto Varas ou Puerto Montt, duas das maiores cidades da região. Prepare-se para todo tipo de clima, não importa a época do ano. Uma hora pode estar um céu azul com sol gostoso e, de repente, começa a chover e fazer um frio glacial. Mas a paisagem compensa, é claro.

Existem dezenas de trilhas marcadas pela Conaf, o competente serviço chileno de parques nacionais, com grau de dificuldade diversos. Uma das mais longas e penosas é a El Callao, que começa em Peulla, tem 25 km e toma 4 dias para ser completada. Entre as mais fáceis, que tomam apenas 20 minutos, estão a Laguna Verde e Los Pumas.

No Vicente Perez Rosales há também várias áreas de camping, refúgios para montanhistas, hotéis, restaurantes e lanchonetes, estes últimos nas áreas de Ensenada, Volcán Osorno, Laguna Verde, Petrohué e Peulla.

Outra forma popular de conhecer o parque é através do cruzeiro da travessia dos lagos andinos.

Publicidade