Parque Nacional da Serra da Capivara

Guia Quatro Rodas: starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

Patrimônio Cultural Mundial desde 1991, o organizado parque é um oásis na região semi-árida no sudeste do Piauí. As atrações estão agrupadas em três circuitos. O mais visitado é o Baixão da Pedra Furada, que inclui a Pedra Furada, o Alto da Pedra e o sítio do Meio. O Circuito do Desfiladeiro da Capivara passa pelos sítios Toca do Inferno, Toca da Entrada do Pajaú, Toca do Pajaú, Toca do Barro, Baixão da Vaca e Toca do Paraguaio. Em meio dia dá para fazer o Circuito Baixão das Andorinhas, que dá acesso ao Baixão do Perna.

Por que é 5 estrelas? Guarda a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo: mais de mil, incluindo o entorno. Cerca de 150 são abertos ao público.

Preste atenção: Espalhadas por paredões de rochas sedimentares de arenito, as mais de 30 mil pinturas rupestres retratam o cotidianodo homem primitivo em cenas de danças, rituais, sexo e caça.

A melhor foto: No Circuito Baixão da Pedra, a Pedra Furada é cartãopostal do parque.

Tempo de visita Três dias, para percorrer os três circuitos.

Com ou sem guia? É obrigatório contratar guia credenciado (R$ 75 por dia para até 8 pessoas). O hotel Serra da Capivara faz o contato.

Quando ir: Na seca, de maio a dezembro, quando são melhores as condições de visita e de observação das formações rochosas e da fauna. No período de chuvas (jan/abr), os cânions ficam mais bonitos, mas pioram as condições das estradas e trilhas.

Serviço: O melhor acesso é por Petrolina. Siga pelas BR-407 e PI-459 até São João do Piauí. Pegue a PI-140 em direção a São Raimundo Nonato. Fundação Museu do Homem Americano, (89) 3582-1612/ 3582-2031. A entrada custa R$ 11.

Sobre o estabelecimento

Horário de funcionamento

Segunda-feira a domingo, das 6h às 18h

Estacionamento

Sem estacionamento

Mapa

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.