Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Santa Virgínia)

Por Da Redação 9 set 2011, 20h30

O núcleo tem duas bases e vários tipos de trilhas, feitas sempre com guia. Na base administrativa, as principais caminhadas são longas e repletas de atrativos naturais. A da Pirapitinga (5,5 km de extensão, 4h o circuito) tem formato de ferradura e leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A Poço do Pito (8 km, 5h ida e volta) margeia o Rio Paraibuna e passa pelas quedas do Lajeado, recortada por nascentes d’água. A mais longa, a trilha do Ipiranga (14 km, 6h ida e volta), acompanha o rio e leva à Cachoeira do Ipiranga (no caminho há rios menores que cortam o Ipiranga e boa variedade de aves e mamíferos). A base de Vargem Grande, que pertence ao município de Natividade da Serra, concentra outras três trilhas. A Trilha do Garcez (6 km, cinco horas, ida e volta); a do Rio Grande (13 km, seis horas, ida e volta); e o difícil trajeto da trilha do Corcovado (17 km, dez horas, ida e volta), que é compensado pela vista do litoral de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, do alto de um mirante de 1 168 m.
Acesso: Base administrativa: acesso pelo km 78 da Rodovia Oswaldo Cruz (a partir de São Luiz, são 36 km de asfalto e 3 km de terra); base Vargem Grande: acesso pelo km 66 da mesma rodovia (24 km de asfalto e 16 km de terra).
Melhor época: Para a trilha do Corcovado, na base Vargem Grande, prefira os meses de maio a outubro: chove menos e dá pra aproveitar melhor a vista do mirante. As trilhas da base administrativa podem ser percorridas em qualquer época.
Informações: Na base administrativa, em São Luiz do Paraitinga, 3671-9266. É preciso reservar os passeios com uma semana de antecedência, por telefone ou email (nucleosv@ig.com.br). Entrada e passeios gratuitos (as trilhas não estão abertas às segundas-feiras).

Publicidade