Pantheon (Panteão)

Endereço: Piazza della Rotonda - Traçar rota

Telefone: (39) (6) 6830-0230

Site: http://www.rome.info

Guia Quatro Rodas: starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

O Panteão (Pantheon) é o monumento mais bem preservado da Roma Antiga é originalmente politeísta, já que seu arquiteto, Marcus Agrippa, dedicou-o a uma série de deuses. Ao longo de seus mais de 2 mil anos de existência, porém, teve outras serventias religiosas – desde o século 7 é um templo católico – e passou por diversas transformações, parte delas devido aos incêndios que afetaram a edificação. Destacam-se suas grandes colunas coríntias de pedra maciça e os túmulos do rei Vitório Emanuel II e de Rafael.

O grande destaque, porém, é a grande cúpula (rotonda), arrematada por um engenhoso óculo que permite a entrada de luz natural (e de chuva também, diga-se de passagem). A água que entra, aliás, é escoada por um não menos sutil sistema de drenagem. Simplesmente fabuloso, se nos lembrarmos que esse é um edifício de dois milênios de idade. Por ser hoje uma igreja cristã, sua entrada é gratuita.

Sobre o estabelecimento

Horário de funcionamento

Abre diariamente, de segunda a sábado, das 8h30 às 18h30. Aos domingos, abre das 9h às 17h (fecha em 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro)

Formas de pagamento

Grátis

Estacionamento

Sem estacionamento

Mapa

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.