Museus do Vaticano

Endereço: Piazza San Giovanni in Laterano - Traçar rota

Telefone: (39) (6) 6988-4676

Site: http://mv.vatican.va

Guia Quatro Rodas: starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

Roma é tão incrível e complexa que tem até mesmo um país em seu interior (com direito a “.va” no final de seus sites na internet!). O Vaticano, menor estado do mundo, localiza-se no bairro do Prati e seus 43 hectares são delimitados por grandes muralhas – incluindo além da majestosas praça e Basílica de San Pietro, um complexo com diversos museus, conhecidos coletivamente como Museii Vaticani, ou Museus do Vaticano, cuja origem remonta ao século 16, quando o Papa Júlio II começou a colecionar esculturas.

Há galerias sobre arte etrusca, egípcia, uma seção dedicada a tapeçarias dos séculos 15 ao 17, um conjunto de quatro salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas) e outros pequenos museus históricos e etnológicos. Mas entre as partes mais significativas estão a Capela Sistina, cujos fantásticos afrescos no teto, retratando cenas do Gênese, foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512. Seu poder e beleza são tão grandes que muitos se esquecem de apreciar as pinturas das paredes laterais, feitas por mestres como Ghirlandaio e Botticelli. Esse também é o lugar onde conclaves são reunidos para a eleição do novos papas, mas, definitivamente, todos os olhos estão voltados para o minúsculo vazio entre os dedo letárgico de Adão e o indicador poderoso de Deus. Essa é uma imagem que nem as filas, nem a multidão conseguem fazer perder a magia.

A dica para driblar as filas (que podem durar três horas) é comprar entradas para visitas guiadas pelo site Rome Museum (www.rome-museum.com) ou chegar bem cedo. Os preços variam entre 27,50 e 47 euros. A entrada é gratuita no último domingo do mês, ocasião em que museu abre excepcionalmente até as 12h30.

Destaques:

Galeria dos Mapas – um longo corredor, finamente decorado nas paredes e teto, contendo cerca de 40 mapas produzidos por Ignazio Danti, representando os Estados Papais.

Salas de Rafael – o mestre renascentista Rafael Sanzio foi incumbido pelo papa Júlio II da redecoração de quatro aposentos. Entre os coloridos afrescos destaca-se A Escola de Atenas, de 1511, que mostra uma cena onde estão retratados filósofos como Aristóteles, Platão, Diógenes e Sócrates.

Capela Sistina – levante a cabeça zenitalmente e solte ohs! junto com a multidão de turistas. Lá estão Adão e o Criador. Na parede do fundo estará um Jesus musculoso e a ira do Juízo Final.

Sobre o estabelecimento

Horário de funcionamento

2ª/sáb 9h/16h (fecha 1º/jan, 6/jan, 11/fev, 19/mar, 24-25/abr, 1º/mai, 29/jun, 14-15/ago, 1º/nov, 8/dez e 25-26/dez)

Formas de pagamento

€ 15 (adultos),€ 8 (jovens entre 6 e 18 anos,estudantes com cartão internacional e religiosos). Grátis no último domingo de cada mês e para menores de 6 anos.

Estacionamento

Sem estacionamento

Mapa

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.