Museu d’Orsay

Por Da Redação 23 set 2011, 10h51

Fundado em 1986 em edifício que originalmente serviu como estação de trem — erguida para a Exposição Universal de 1900 –, o Museu d’ Orsay reúne trabalhos produzidos no período entre 1848 e 1914. Não por acaso este foi uma das fases mais criativas e inovadoras da história, tanto do ponto de vista artístico como no campo da filosofia e das ideias, que influenciaram fortemente as obras da época.

Trazidas de outros três centros artísticos – incluindo o Louvre –, figuram no acervo do Orsay pinturas, esculturas e fotografias feitas por mestres do impressionismo, pós-impressionismo e realismo. Estão aqui trabalhos de Monet e Manet, Degas, Matisse, Cézanne, entre outros mestres.

Chegue cedo para evitar filas e dedique cerca de duas horas para conhecer o amplo acervo. Você pode ser perder um pouco entre as várias salas e galerias do edifício, então tenha à mão um mapa atualizado das exposições. O Museu d’Orsay possui um ótimo café e boas vistas para o rio Sena, com o Louvre na margem oposta. Há um desconto na entrada (que pode ser adquirida com antecipação pelo site oficial) para quem também visita o Museu de l’Orangerie, nas Tulherias.

DESTAQUES

– Olympia, pintura de Edouard Manet

– Le déjeuner sur l’herbe, pintura de Edouard Manet

– La méridienne, pintura de Vincent van Gogh

– Noite Estrelada Sobre o Ródano, pintura de Vincent van Gogh

– Bal du moulin de la Galette, pintura de Pierre-Auguste Renoir

 

Publicidade