Museu de Cao

Endereço: A 60 km de Trujillo - Valle ChicamaTraçar rota

Guia Quatro Rodas: starsstarsstarsstarsstarsSem classificação

O Museu Cao fica no complexo arqueológico El Brujo, a 60 quilômetros de Trujillo, e guarda os despojos e a múmia da Senhora de Cao, personagem da elite moche que teria vivido por volta de 350 d.C. e morrido com 25 a 30 anos de idade. Sua tumba foi descoberta em 2006 por uma equipe de pesquisa liderada pelo arqueólogo peruano Régulo Franco Jordan. O procedimento de análise e retirada do fardo funerário composto por 120 quilos de tecidos durou seis meses. Havia 26 camadas ou envoltórios de algodão finamente trabalhados, um dos quais media 70 metros de largura e dava 48 voltas no corpo da Dama de Cao.

Dentro do fardo foram encontrados os pertences dela: 44 narigueras (ornamentos para o nariz), 15 colares (ouro, cobre e pedras semipreciosas), 4 coroas, além de brincos com incrustações de turquesa, armas de guerra e outros objetos. Na entrada da tumba havia um vaso de cerâmica com a imagem de uma coruja, símbolo de sabedoria associado a xamãs, curandeiros e líderes espirituais. Acompanhavam ainda o enterro 11 peças de cerâmica deixadas ali como oferendas e também os restos de uma menina de 15 anos, provavelmente fruto de um sacrifício em homenagem à morta.

Além da pompa com que a personagem foi enterrada, também impressiona o estado de conservação de seu corpo depois de 1.700 anos. O cabelo negro e comprido está dividido em duas longas tranças e a pele permanece intacta: seus braços e suas pernas exibem tatuagens de aranhas e serpentes. Ela mede 1,48 metro. Parece viva. Estudiosos atribuem o bom estado em que a Dama de Cao se encontra ao elaborado processo de mumificação em que era utilizado o cinabre (sulfureto de mercúrio) e às condições climáticas da região (desértica, praticamente sem chuva).

O Museu Cao apresenta também um panorama bastante didático do desenvolvimento das culturas na costa peruana no decorrer dos séculos. Há vídeos e animações explicativos baseados na iconografia moche. Uma lojinha, lanchonete e serviços de apoio ao visitante completam a infraestrutura do local. Fotos e filmagens são proibidas.

Sobre o estabelecimento

Horário de funcionamento

Todos os dias, das 9 às 16h

Estacionamento

Sem estacionamento

Mapa

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.