Monte Saint-Michel

Por Da Redação 24 set 2011, 11h54

Você pode escolher a maneira de contemplar o Mont Saint-Michel (em claro português, Monte de São Miguel), na Costa da Normandia. Se for de dia, tendo os tons azuis e violeta do céu ao fundo, pensará que está em alguma das fortalezas da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Caso opte em visitar o local à noite, as luzes acesas no castelo gótico e na muralha causam um estado de quase hipnose. Com vista para o Canal da Mancha, o lugar hoje é o terceiro mais turístico da França – só é menos visitado que Paris e Versailles.

A atração começa com seu aspecto que depende das marés. Na baixa, parece emergir do areal, enquanto na alta faz lembrar uma ilha perdida no mar normando.

Desde o século 8, é local importante de peregrinação católica, em razão do santuário dedicado ao arcanjo São Miguel, erguido ali a comando de Aubert, bispo de Avranches. Antes disso, o monte era conhecido como Mont-Tombe.

A melhor época para visitar o Mont Saint-Michel é entre maio e outubro, quando as luzes da primavera, do verão e do início do outono dão todo charme ao lugar. Conheça a pequena cidade dentro da muralha, onde há opções de hotéis, restaurantes e creperias.

Nota: não de deixe de respeitar as sinalizações referentes às marés, pois todos os anos turistas são pegos de surpresa pelas águas que cercam a ilha, nem sempre com bons resultados.

Atualizado em 24/03/2015.

Publicidade