Mergulho em Cancún

Por Da Redação 26 fev 2013, 17h04

O mergulho autônomo ou com snorkel é uma das atividades mais populares e de mais fácil acesso em Cancún. Há diversos diving centers espalhados pela cidade, principalmente ao longo da Zona Hoteleira, inclusive dentro de hotéis e resorts. Para os iniciantes são oferecidos cursos básicos e certificações PADI, enquanto que para os mais experientes estão disponíveis excursões com níveis de dificuldade diversos.

Devido à sua localização privilegiada, a Riviera Maia tem em suas costas a grande barreira de corais mesoamericana, um ecossistema complexo, belo e com grande variedade de espécies. São cerca de 100 espécies de coral, 350 de moluscos e mais de 150 de peixes. Entre os melhores spots de mergulho estão os arrecifes próximos, alguns naufrágios e os famosos cenotes, buracos de grande profundidade. Este último, inclusive, é um dos grandes desafios da região, com cursos especializados para caverna, onde o mergulhador precisa utilizar luz artificial.

Tanto os cursos — que podem incluir open water, nitrox, open water avançado, resgate e dive master — como as saídas incluem equipamentos, tanques e instrutores. Já os passeios também cobrem o transporte, tripulação e alimentação.

Dentre as operadoras recomendadas pela secretaria de turismo estão a Wet Set (www.wetset.com), a Scuba Caribe (www.scubacaribe.com), Scuba Cancún (www.scubacancun.com.mx), Marina Punta del Este (www.marinapuntadeleste.com), Marina Club Lagoon (www.marinaclublagoon.com), Cancun Divers (www.cancun-divers.com), Solo Buceo (www.solobuceo.com) e Aqua World (www.aquaworld.com.mx).

Para mergulhadores experientes, vale a pena passar alguns dias em Cozumel, ao sul de Cancún, um dos melhores points do mundo, “descoberto” por ninguém menos que o oceanógrafo francês Jacques Cousteau.

Publicidade