1/17 Entrada para o Santuário Mochica de Sipán, Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
2/17 Sinalização na Huaca Rajada: trabalhos arqueológicos prosseguem no sítio onde foi descoberto o Senhor de Sipán (Fábio Vendrame)
3/17 Reprodução de contextos funerários na Huaca Rajada ()
4/17 Reprodução do contexto funerário do Senhor de Sipán: governante foi enterrado na companhia de três mulheres, duas llamas, uma criança, um vigia, um guardião, um porta-estandarte, um chefe militar e um cachorro. Com ele havia 11 peitorais, coroas, joias finamente elaboradas, ornamentos, braceletes e mais de 200 peças de cerâmica, entre outros objetos (Fábio Vendrame)
5/17 Huaca Rajada foi palco do descobrimento do Senhor de Sipán, em 1987 (Fábio Vendrame)
6/17 Na Huaca Rajada já foram encontrados 16 contextos funerários pertencentes a personagens de diferentes hierarquias e épocas da cultura moche (Fábio Vendrame)
7/17 Vista para o Santuário Mochica de Sipán, Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
8/17 Vista para o Santuário Mochica de Sipán, Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
9/17 Trilha no complexo arqueológico Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
10/17 Trabalhos de escavação prosseguem na área do Santuário Mochica de Sipán (Fábio Vendrame)
11/17 Vista para o Santuário Mochica de Sipán, Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
12/17 Vista para o Santuário Mochica de Sipán, Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
13/17 Vista para o Vale de Pampagrande, um dos locais com maior concentração de pirâmides na América do Sul (Fábio Vendrame)
14/17 Trilha demarcada no complexo arqueológico Huaca Rajada, onde os trabalhos de escavação continuam (Fábio Vendrame)
15/17 Trilhas demarcadas no complexo arqueológico Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
16/17 Trilhas demarcadas no complexo arqueológico Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
17/17 Restaurante Sazón Moche, no complexo arqueológico Huaca Rajada (Fábio Vendrame)
A 30 quilômetros de Chiclayo, o complexo arqueológico de Huaca Rajada é palco das mais importantes descobertas arqueológicas do fim do século passado. Ali, no Santuário Mochica de Sipán, foram encontrados suntuosos contextos funerários intactos de antigos governantes da cultura moche (ou mochica), que se desenvolveu nos séculos 1.º e 2 depois de Cristo. Os enterros do Senhor de Sipán e de outros personagens da elite estão representados em seus nichos de origem.
A visita contempla um panorama bastante realista de como foram feitos os trabalhos de escavação pela equipe do arqueólogo Walter Alva, que, após a descoberta em 1987, ganhou status de herói nacional no Peru. Os projetos arqueológicos continuam. Até o momento já foram encontrados 16 contextos funerários na Huaca Rajada.
O complexo conta também com um interessante museu de sítio, restaurante, lojas de artesanato e centro de apoio ao visitante. A entrada custa 8 soles por pessoa.