1/12 Gustav Vigeland esculpiu centenas de estátuas em bronze e granito, quase sempre com motivos sensuais ou bem humorados, para decorar o parque Frogner. O grande monolito, à esquerda desta foto, é um dos seus principais símbolos (Thinkstock)
2/12 O parque de esculturas Vigeland, no Frogner Park de Oslo, é um dos programas imperdíveis na capital norueguesa (Thinkstock)
3/12 Portão do parque Frogner, um dos muitos passeios que combinam boas caminhadas e cultura na capital norueguesa (Thinkstock)
4/12 As esculturas de bronze e granito são do escultor mais famoso do país, Gustav Vigeland (Creative commons/Flickr/Charles Hutchins/celesteh)
5/12 A escultura mais famosa do parque é a Sinataggen - um menino mau-humorado. É tradição turística tocar na mão esquerda da estátua. Alguém um dia inventou que isso traz sorte. É por isso que ela é mais brilhante - um claro sinal de desgaste. Enquanto isso a administração do parque tenta instaurar medidas para evitar que a estátua fique toda esburacada pela corrosão causada pelos incessantes toques (Creative commons/Flickr/Mike/downeym)
6/12 Estátuas bem-humoradas estão espalhadas pelo parque de Oslo, na Noruega (Creative commons/Flickr/Charles Hutchins/celesteh)
7/12 As esculturas de Gustav Vigeland são apenas uma das atrações do parque - nele, está o Museu da Cidade de Oslo, um estádio e um café. Moradores da cidade ainda usam o parque para praticar esportes (Creative commons/Flickr/Mike/downeym)
8/12 A fonte central - uma grande "tigela" - representa o peso da vida, sustentado por um enorme Golias de bronze. Ao redor da escultura, várias outras descansam e conversam como se estivessem aproveitando o ambiente (Creative commons/Flickr/George Rex/rogersg)
9/12 Há mais de 200 estátuas, espalhadas por uma área de cerca de 200 metros quadrados, no centro do parque (Creative commons/Flickr/Andrea Puggioni/cebete)
10/12 O artista norueguês esculpiu cenas inusitadas de interações entre humanos, e elas podem ser vistas em um passeio a pé pelo parque (Creative commons/Flickr/Andrea Puggioni/cebete)
11/12 Figuras humanas em posições eróticas ou divertidas são o mote de Gustav Vigeland (Creative commons/Flickr/Andrea Puggioni/cebete)
12/12 As estátuas foram criadas por Gustav Vigeland dos anos 1920 até 1943 - o ano da morte do escultor (Creative commons/Flickr/Andrea Puggioni/cebete)
Oslo é uma cidade razoavelmente arborizada, então um dos principais motivos para que locais e turistas se encaminhem para o agradável Frognerparken – repleto de convidativos gramados, fontes e lagoas, é o conjunto de esculturas de Gustav Vigeland.
Concebidos em bronze e granito e apresentando formas que vão do bem-humorado ao erótico, tudo aqui traz claras mensagens relativas ao ciclo da vida, com bebês e esqueletos representados lado a lado.
Dois destaques especiais são o divertido ‘Menino Bravo’ e o hercúleo monólito de 14 metros com suas 121 figuras humanas.