Forte Agra

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

Horário de funcionamento

Aberto diariamente, do nascer ao pôr-do-sol

Se não estive localizado tão perto de um dos mais belos edifícios do mundo, o Forte Agra certamente seria o grande destaque de qualquer localidade. Praticamente vizinho do espetacular Taj Mahal, esta magnífica cidadela incorpora o fausto e a beleza das cortes dos soberanos mogóis de Akbar e Shah Jahan e por isso foi listado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Por trás de suas massivas muralhas de tijolos vermelhos escondem-se palácios em mármore branco, finamente decorados por artistas vindos de várias partes da Ásia.

Entre os muitos destaques do forte está o palácio Jahangiri Mahal – com sua bela fachada vermelha e estonteante decoração interna, o alvo Khas Mahal e o Diwan-i-am – a varanda utilizada para audiências públicas. Não deixe de visitar também a torre octogonal Musamman Burj. Toda construída em mármore, com pequenos espelhos arranjados em motivos florais tomando colunas, paredes e teto, esse foi o local onde o poderoso Shah Jahan foi aprisionado por seu filho e onde ele viria a passar os últimos anos de sua atribulada vida. Deposto e isolado, seu único consolo era ver dali, ao longe, o Taj Mahal, que mandara construir em homenagem a sua esposa favorita. É simplesmente melancólico pensar que um lugar tão belo, com paisagem tão arrebatadora, tivesse uma finalidade tão triste: uma prisão.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.