1/8 No dia em que os Estados Unidos foram classificados para as oitavas da Copa do Mundo no Brasil, em 26 de junho de 2014, o Empire State ficou assim: iluminado com as cores da bandeira norte-americana (Divulgação/Twitter/@EmpireStateBldg)
2/8 Na cidade que nunca dorme, a consciência em relação à energia significa que o Empire State Building só usa luzes brilhantes nas noites de celebração de feriados e eventos especiais (Joe McNally)
3/8 Para quem curte viajar para aprender línguas, há uma unidade da escola de inglês Kaplan no 63º andar do edifício mais famoso da cidade, o Empire State Building. (divulgação)
4/8 Com 102 andares e 448,7 metros de altura, o Empire State é o prédio mais alto de Nova York. Perdeu o posto em 1972, quando foi inaugurado o World Trade Center, mas depois dos atentados de 11 de setembro, voltou a ser o maior arranha-céu da cidade ()
5/8 Vista de uma das janelas do Empire State, em Nova York, Estados Unidos (Francine Machado Lima)
6/8 O Empire State Building, considerado o arranha-céu mais famoso do mundo (Reprodução/Reprodução)
7/8 Ícone da cidade de Nova York junto com a Estátua da Liberdade, o Empire State Building voltou a ser o edifício mais alto da cidade depois da queda das torres do World Trade Center (Thinkstock)
8/8 Todos os grandes arranha-céus de Nova York encontram-se na parte sul da ilha de Manhattan, com seu solo rochoso onde é possível fazer grandes fundações. Lá se encontram símbolos da cidade como os edifícios Chrysler, Flatiron, das Nações Unidas e o Empire State. (Creatasimages)
Com 102 andares e 448,7 metros de altura, o arranha-céu Empire State Building foi batizado com o apelido do estado de Nova York e ostentou o posto de prédio mais alto do mundo durante 40 anos — até a abertura da torre norte do World Trade Center, em 1972.
Inaugurado em 1931, seu projeto em estilo art-déco é de autoria de William Lamb, que o desenhou peculiarmente de cima para baixo. Para tirá-lo do papel, mais de 3 400 trabalhadores, a maioria imigrantes europeus, trabalharam por 410 dias. Parece ter dado certo, já que ele é talvez o prédio mais famoso do planeta, com sua iluminação na fachada que muda de cor conforme a festividade.
Depois da queda das torres do World Trade Center, o Empire State Building reassumiu o título de maior prédio de Nova York. Uma atração turística “blockbuster” – quem não quer ver a Big Apple do deque de observação no 86º andar, ou do terraço, no 102º, aberto até 2 da madrugada?
Por isso, há filas de quase duas horas – compre seus ingressos pela internet, antes, pra agilizar. Ou pague US$ 45 pelo Express Pass, para furar todas as filas dentro da lei – afinal são os Estados Unidos, certo? Uma curiosidade: em 1945, em meio a um denso nevoeiro, um bombardeiro B-25 acidentalmente colidiu com a torre entre os 79º e o 80º andares.