Congreso de la Nación

A sede do Poder Legislativo da Argentina fica em um dos prédios mais imponentes da cidade de Buenos Aires, construído em 1906 no estilo neoclássico eclético, com a cúpula revestida de cobre – elementos que remetem ao edifício do congresso dos Estados Unidos.

Entre outros espaços nobres, a visita adentra o Salón de Los Pasos Perdidos, onde se observam belos vitrais no teto; a suntuosa Biblioteca del Congreso, com pé-direito altíssimo, piso marchetado e 3 milhões de livros; a Cámara de Diputados, um anfiteatro com 257 bancadas e três níveis de galerias; o Senado, uma miniatura do salão anterior; e o espetacular Salón Azul, coroado por uma cúpula de cristal Baccarat – ali foram velados Perón e Evita.

Curiosidade hermana: as cadeiras dos deputados têm um contrapeso que exclui o político do placar quando ele se levanta, medida adotada para evitar que outro colega vote em seu lugar.

Aproveite para dar uma volta na vistosa Plaza del Congreso, que, entre fontes, jardins e monumentos, exibe uma escultura de bronze de O Pensador, de Rodin.

Publicidade