Basílica do Santo Sepulcro

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsSem classificação

Endereço: Suq Khan e-Zeit e Christian Quarter Rd - Traçar rota

Horário de funcionamento

Abr/Set: diariamente 5h/20h; Out/Mar: diariamente 5h/19h

As pessoas em pranto e o ambiente escuro prenunciam a atmosfera da igreja do Santo Sepulcro, a mais sagrada – e polêmica, igreja da cristandade. Há muito debate sobre se esse foi realmente o lugar onde os restos do Cristo crucificado foram depositados, cobrindo ainda os sítios do Calvário e de sua ressurreição. O fato é que a rainha Helena, mãe do imperador romano Constantino, declarou ser aqui o lugar santo e estabeleceu no local uma basílica no ano de 326. Destruída, reformada e ampliada ao longo dos séculos, objeto de disputa dos cruzados e das diferentes facções cristãs, hoje a igreja atrai milhares de peregrinos e turistas comuns. A igreja é administrada e mantida por um complexo arranjo entre os diferentes credos cristãos e isso é logo percebido pela presença de diferentes capelas para ortodoxos gregos, sírios, coptas e católicos romanos, entre outros.

Imediatamente junto à entrada está uma grande pedra retangular, onde a tradição (bem recente, aliás) diz que o corpo de Jesus foi preparado para ser sepultado. À direita está a escada que leva ao Calvário (ou Gólgota), o local da crucificação, onde se encontram os altares grego e latino. À esquerda, debaixo do amplo domo, está a pequena edícula que guarda o sepulcro propriamente dito. Multidões se acotovelam sem muita disciplina para adentrar o apertado espaço, então tenha paciência.

Antes de conhecer a igreja, muitos peregrinos percorrem a via crúcis e seus 14 passos, que se encerram exatamente dentro da basílica.

 

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s