Acrópole

Uma minicidade cujos principais monumentos resistiram a 2.500 anos de conturbada história já seria extraordinária por si só. Mas, considerada o complexo patrimonial antigo mais importante de toda a cultura ocidental, a Acrópole de Atenas tem ainda muito mais valor. Em seu interior está um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, o Parthenon, construção dórica em mármore de 438 a.C., e o Templo de Atenea Niké, finalizado quatorze anos depois. Geograficamente, é Corcovado de Atenas, situada no alto da montanha, pronta para ser admirada de vários ângulos da capital.
A cidadela da Acrópole possui uma longa história, mas foi no século 5 a.C., no período de Péricles, que ela passou a receber os contornos e as magníficas edificações que conhecemos hoje. Seu imenso portal, o Propileu, já dava bem o tom monumental desse conjunto de obras públicas que incluíam santuários, templos e monumentos. Há muitos edifícios a serem visitados, boa parte pesadamente afetados pelo cerco durante a guerra contra os venezianos no século 17:
Parthenon, joia da arquitetura helênica clássica, considerada o ápice da ordem dórica. Abrigava a estátua de Atenas Parthenos esculpiada por Fídias. Boa parte dos mármores de seus frisos e frontão está no Museu Britânico de Londres e sua recuperação é motivo de grande animosidade entre os governos de Reino Unido e Grécia.
Erectéion, é o templo onde estão as cariátides, colunas em forma elegantes mulheres.
Templo de Atenas Nike, dedicado à deusa da vitória.
Adjacente à colina do Parthenon o visitante também poderá conhecer dois anfiteatros, o Odeon de Herodes Ático e o Teatro de Dioniso.