9/11 Memorial (Ground Zero)

Por Da Redação 10 set 2012, 18h38

O National 9/11 Memorial and Museum é um amplo parque localizado no Ground Zero de Nova York, o local onde localizavam-se as torres gêmeas do World Trade Center. Derrubadas por aviões sequestrados em aeroportos da região, os dois edifícios — à época, os mais altos de Manhattan — deram lugar a duas monumentais fontes concebidas pelo arquiteto David Childs. Em seu perímetro estão inscritos os nomes das quase 3 mil pessoas que pereceram durante e após os ataques, incluindo os heróicos bombeiros e policiais que caíram tentando salvar mais vidas.

Por anos depois da tragédia foi discutido o que fazer neste local. Entre as opções estavam um óbvio memorial às vítimas, mas também a mais pragmática necessidade de construir uma nova torre comercial em um dos metros quadrados mais valorizados do mundo. No final, escolheu-se uma combinação das duas propostas, com o monumento nacional e um novo colosso de vidro e concreto armado erguendo-se ao lado da ferida aberta, o arranha-céu One World Trade Center.

Instalado no subsolo do Grounz Zero fica o Museu Nacional do 11 de Setembro. Por meio de recursos multimídia e mais de 10 mil artefatos, o Museu reconta a tragédia dos atentados terroristas que ocorreram nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 e homenageia as vítimas.Entre os objetos que fazem parte da exposição, estão desde um caminhão de bombeiro destruído até um chinelo que estava dentro do avião que colidiu com o prédio. Destroços das aeronaves também estão no acervo, e uma escada de emergência utilizada pelos sobreviventes para escapar do prédio leva os visitantes até a exposição.

 

 

Publicidade