Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Paris: Museu d’Orsay exibe mostra sobre representações do amor na obra de Renoir

Destacando elementos modernos que o distinguiram no final do século 19, exposição reunirá pinturas que não eram expostas juntas na França há mais de 40 anos

Por Maurício Brum
17 fev 2026, 14h00 •
musee-orsay-franca
Exposição faz parte das celebrações de 40 anos do Museu d'Orsay, inaugurado em 1986 em uma antiga estação de trens (Armand Khoury/Unsplash)
Continua após publicidade
  • A partir de março, o Museu d’Orsay, em Paris, inaugura exposição focada em uma faceta marcante das obras de Pierre-Auguste Renoir: o amor. Mais especificamente, a forma única como o pintor impressionista representou relacionamentos no período entre 1865 e 1885

    Intitulada “Renoir et l’amour” no original em francês, a mostra temporária fica em cartaz até julho e destaca os elementos de modernidade que diferenciaram seu trabalho do de outros artistas do mesmo período.

    O que esperar da exposição

    A mostra faz parte das celebrações de 40 anos de abertura do museu e conta com a co-organização da National Gallery, de Londres, e do Museum of Fine Arts, de Boston, que vão ceder obras de seus acervos para enriquecer a exposição.

    Será a primeira vez desde 1985, quando o Grand Palais sediou uma retrospectiva da trajetória do artista, que as principais obras de Renoir serão expostas juntas na França.

    bal-galette
    Bal du moulin de la Galette (1876), um dos destaques do acervo do Museu d’Orsay envolvendo a obra de Renoir (./Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Além da raridade de ver lado a lado pinturas que estão espalhadas em galerias de diferentes países, os curadores pretendem atrair o olhar dos visitantes a uma característica que distinguiu o trabalho de Renoir no final do século 19: mesmo em representações do amor e seguindo as normas de gênero e sexualidade do período (sempre com um homem e uma mulher no centro da relação), ele optava por uma visão discreta e despida do romantismo sentimental exacerbado que transparecia em muitos de seus contemporâneos.

    Em Renoir, o grande destaque ao pintar relacionamentos eram os elementos mundanos ao redor: as cenas aconteciam em teatros, restaurantes, jardins, ambientes do dia a dia que poderiam ser frequentados por classes sociais distintas.

    Quando visitar (e quanto custa)

    “Renoir et l’amour” ficará em cartaz entre 17 de março e 19 de julho de 2026, dentro do Museu d’Orsay. Com exceção das segundas-feiras, quando o museu fecha, a exibição poderá ser visitada das 9h30 às 18h, com horário estendido até às 21h45 às quintas-feiras.

    Continua após a publicidade

    O ingresso padrão custa 16 euros, com possibilidade de desconto para o horário noturno (12 euros) e gratuidades para menores de 18 anos, ou 26 anos caso sejam residentes em países da União Europeia.

    Mais informações devem ser disponibilizadas nas datas próximas à abertura da exposição, pelo site oficial.

    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
    Publicidade