Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

All-inclusive, pensão completa, meia pensão: entenda os termos na hora de reservar

Diferentes expressões indicam quantas refeições e, eventualmente, bebidas estão incluídas no valor da hospedagem

Por Maurício Brum
9 fev 2026, 10h00 •
cafe-da-manha-hotel
Café da manhã costuma ser a refeição mais fácil de encontrar embutida no preço da hospedagem. Para as demais, pode ser necessário dar uma pesquisada (Franz Schekolin/Unsplash)
Continua após publicidade
  • Buscando uma reserva para as próximas férias? Se você também procura alguma hospedagem que ofereça refeições durante a estadia, é bem provável que já tenha cruzado com expressões que vão do “café da manhã incluído” ao “all-inclusive”, passando pela “meia pensão” e pela “pensão completa”.

    Às vezes, a similaridade dos termos pode causar incerteza sobre o que está sendo oferecido – e em que condições. Por isso, vale se familiarizar um pouco mais com o que as expressões dizem (e o que precisa ser descoberto à parte delas).

    Conheça melhor os termos relacionados à alimentação que podem aparecer ao fazer a reserva:

    Café da manhã incluído

    É a descrição mais descomplicada. Além do quarto, o preço da hospedagem também garante café da manhã (e só ele) ao longo de toda a estadia. Normalmente, o café é servido no restaurante do hotel, mas alguns lugares podem oferecer a opção de room service, levando até o seu quarto um cardápio básico para começar o dia.

    Meia-pensão

    No regime de meia-pensão, você tem direito ao café da manhã e mais uma refeição durante a estadia. Partindo do princípio de que os hóspedes passarão o dia fora, muitos hotéis têm uma política rígida e oferecem o jantar como parte desse pacote – o almoço, você procura em outro lugar. Mas é bom se informar com seu local de hospedagem sobre qual refeição está incluída e se há flexibilidade para trocá-la, caso deseje.

    Continua após a publicidade

    Pensão completa

    As três refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar) do dia são incluídas no preço. É uma alternativa mais atraente em lugares nos quais você não pretende passar muito tempo longe do hotel. Atenção aos horários em que as refeições são servidas: ter direito à pensão completa não significa que você poderá comer quando bem entender.

    All-inclusive

    Essa opção é mais comum em resorts, onde o hóspede tende a passar grande parte do tempo de sua estadia: o valor inclui não apenas as refeições básicas, mas também petiscos e bebidas consumidos nas áreas comuns. Fique atento, apenas, à política de bebidas alcoólicas, frigobar e room service, que costuma ter restrições ou itens premium cobrados à parte.

    10 resorts all-inclusive no Nordeste

    Continua após a publicidade
    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
    Publicidade