Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Europa quer unificar o continente com trens de alta velocidade

Nova rede ferroviária poderá reduzir a viagem Berlim-Copenhague de sete para quatro horas. Primeiras rotas devem estar disponíveis em 2030

Por Clarice Sena
22 jan 2026, 18h00 •
Um trem de alta velocidade em Colônia, na Alemanha: União Europeia quer que transporte veloz não se restrinja mais ao eixo França-Alemanha-Itália-Espanha (Christian Meyer-Hentschel/Unsplash)
Continua após publicidade
  • Que tal começar o dia em uma praia na Grécia e terminar com um jantar na Bulgária? Ou fazer um almoço em Berlim e curtir o fim de tarde em Copenhague? Com o novo e ambicioso plano da Comissão Europeia para uma nova rede de trens de alta velocidade, tudo isso será possível a partir de 2040. A previsão é que algumas viagens já estejam disponíveis em 2030.

    A nova Rede Transeuropeia de Transportes (com a sigla em inglês TEN-T), anunciada nas últimas semanas de 2025, pretende modernizar as infraestruturas ferroviárias de cargas e passageiros, reduzindo o tempo de viagem e adaptando o transporte de forma ecológica.

    Rede promete diminuir tempo de viagens

    O projeto de renovação das linhas de trens europeias visa aumentar a qualidade das viagens ferroviárias e melhorar as conexões internacionais. Outro objetivo do plano é reduzir o impacto ambiental da atual malha de trens, como parte do objetivo “verde” da União Europeia: tornar-se neutra em carbono até 2050.

    De acordo com estudos da Comissão Europeia, atualmente existem 12.128 km de rede ferroviária de alta velocidade na Europa, concentradas principalmente na França, Alemanha, Itália e Espanha. Por outro lado, os países da Europa Central e Oriental têm poucas linhas disponíveis e a maioria não é de alta velocidade.

    O plano para a TEN-T inclui a adoção de trens de super rápidos que utilizam combustíveis alternativos, como o hidrogênio, e quer expandir a rede para essa parte do continente. O objetivo é que até 2040 as principais linhas da Europa consigam suportar trens capazes de circular a velocidades iguais ou superiores a 160 km/h.

    Continua após a publicidade
    linhas-europa-alta-velocidade
    Mapa da União Europeia traz a projeção da redução de tempo entre destinos pelo continente após a implementação do TEN-T. Em verde, novas linhas de alta velocidade que devem ser instaladas (União Europeia/Reprodução)

    Novos trens europeus serão conectados a outros modais de transportes

    O novo plano da Comissão Europeia para renovar a malha ferroviária do continente não para por aí. A ideia é também conectar as viagens de trem transfronteiriças com as viagens de transporte público nas cidades e com outras modalidades de transporte, como aéreo e naval. Na prática, isso significa reunir as várias opções em uma única plataforma, onde os interessados podem comprar passagens e montar todo o roteiro em um só lugar.

    Ainda que o foco seja principalmente no transporte de passageiros, a modernização da rede ferroviária também deve ter impactos econômicos significativos na circulação de cargas e mercadorias dentro do bloco europeu. Quem viver verá.

    Continua após a publicidade

    As locações da saga Harry Potter no Reino Unido

    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    TAGS: