Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Paraná: Parque do Superagui ganha trilha para ciclistas e caminhantes

Inaugurada em dezembro, travessia era antiga solicitação de comunidades caiçaras para facilitar deslocamento interno, mas virou também atrativo

Por Maurício Brum
14 jan 2026, 10h00 •
-DSC4655
Nova trilha tem sete pontes suspensas e uma passarela (Priscila Forone/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Localizado no litoral norte paranaense e lar de espécies ameaçadas de extinção endêmicas da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Superagui ganhou em dezembro sua primeira trilha bimodal permanente: são 15 km de extensão com estrutura para receber ciclistas e caminhantes, na chamada Trilha do Ararapira.

    A ideia é que a nova passagem atraia ainda mais visitantes de diferentes perfis, integrando o caminho recém-inaugurado às trilhas que já existiam anteriormente. Ao todo, as várias opções disponíveis atualmente no local permitem andar por um trecho contínuo de 40 km conhecido como Travessia do Superagui, que corta a ilha homônima inteiramente de norte a sul.

    Destaques da trilha

    A Trilha do Ararapira foi resultado de R$ 2 milhões em investimentos financiados pelo programa Biodiversidade Litoral do Paraná. O caminho está inteiramente sinalizado para quem percorre tanto a pé quanto em bicicleta, e a estrutura permite percorrer o trecho mesmo em momentos em que o parque fica alagadiço: são sete pontes suspensas ao longo dos 15 km, além de uma passarela.

    Segundo os responsáveis pelo projeto, é a primeira vez que um caminho sinalizado desse tipo é aberto para visitantes desde que o Parque Nacional do Superagui foi criado, em 1989. Quem passa pela nova trilha terá a chance de conhecer as belezas que tornaram o parque famoso e, com um pouco de sorte, vislumbrar também espécies ameaçadas de extinção que são endêmicas da área, como o mico-leão-de-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa.

    -DSC4587
    Caminho se integra a trilhas já existentes para formar a Travessia do Superagui, com 40 km (Priscila Forone/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Além do interesse turístico, a nova trilha também contribui para a integração de três comunidades caiçaras – Ararapira, Barra do Ararapira e Barra do Superagui – que residem na região. Os trabalhos de abertura do caminho, inclusive, foram iniciados em 2019 após um pedido da comunidade de Barra do Ararapira, que desejava uma possibilidade de percorrer a ilha a pé mais facilmente após a navegação ser prejudicada pelo rompimento de uma barragem.

    Veja um roteiro de ecoturismo no litoral do Paraná

    O parque

    O Parque Nacional do Superagui foi criado em 1989 e abrange cerca de 34 mil hectares de Mata Atlântica preservada. Ele faz parte do complexo do Lagamar, que também é integrado por unidades de conservação no estado vizinho de São Paulo. As paisagens são marcadas por dunas, praias desertas, restingas e manguezais.

    Por sua importância, o parque foi incluído na lista do Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999, como parte das “Reservas de Mata Atlântica do Sudeste” (que, apesar do nome, engloba também áreas em solo paranaense).

    Continua após a publicidade

    A melhor maneira de chegar ao coração do parque é pegando táxis náuticos na cidade de Paranaguá, que levam até a comunidade caiçara de Barra do Superagui.

    Confira outras informações na página do ICMBio.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade
    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
    Publicidade
    TAGS: