Suécia

Site: http://www.sweden.se/

População: 9.000.000 hab

Fuso horário: 4h (horário de Brasília)

Código de área: 46

Localização: Europa

Pense em marcas de bens de consumo cujas robustez, confiabilidade e discrição sejam suas principais características. Ou em tenistas de jogo elegante e movimentos precisos. Ou talvez numa terra que preza o bem estar social e o respeito à natureza. Essa é a Suécia, o maior dos países da Escandinávia. Eles inventaram o ABBA e o Roxette, os móveis da IKEA e os carros Volvo. Daqui saíram musas do cinema como Ingrid Bergman e Greta Garbo, gênios como o cineasta Ingmar Bergman e as decisões sobre os laureados com o Prêmio Nobel. Eles adoram pratos com pão, batatas e peixes, como salmão defumado e arenque, além do indefectível köttbullar, as almôndegas de carne. Eles amam o futebol tanto quanto nós, mas são estrelas de esqui, handebol e hóquei no gelo que são destaque nos jornais. Quando o país conquistou o ouro no torneio de hóquei dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, a geração de Mats Sundin, Peter Forsberg e Nicklas Lidstrom fez a Suécia inteira parar.

Estes grandalhões são descendentes dos vikings que exploraram todo o Báltico, alcançando terras tão longínquas como Belarus, Ucrânia e Turquia. Estes homens eram conhecidos como Rus e as estepes por eles trilhadas viriam a ser conhecidas como Rússia – um atestado de sua alma empreendedora.

Para conhecer esse lindo país, nada como começar pelo labirinto de ilhas de Estocolmo, sua capital, com seus fantásticos museus e o histórico bairro de Gamla Stan. Depois rume para Gotemburgo e seu ar cosmopolita, onde você encontrará o parque Liseberg. Com mais tempo, vá para a movimentada Malmö e, caso esteja por aqui no inverno, cruze o círculo polar ártico e conheça o povo nativo sami e o congelante Ice Hotel, em Jukkasjärvi.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Suécia. As principais portas de entrada para o país são os aeroportos de Gotemburgo e Estocolmo (Arlanda), conectados com boa parte das maiores cidades da Europa. Por via marítima o país é acessível a partir de Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Noruega e Estônia. Trens e ônibus são outra boa opção.

Informações ao viajante

Línguas: Sueco e mais várias línguas minoritárias,como o finlandês. O inglês e o alemão são correntes entre boa parte da população
Moeda: Coroa sueca
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
SES, Avenida das Nações Qd 807, Lt 29 - Brasília, DF
61/3442 5200
http://www.suecia.org.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s