Reino Unido

Site: http://www.direct.gov.uk, http://www.visitbritain.com

Capital: Londres

População: 62.417.000 hab

Fuso horário: 3h (horário de Brasília)

Código de área: 44

Localização: Europa

Para muitos turistas, o aeroporto de Heathrow é o único ponto do Reino Unido que conhecem fora dos limites de Londres. Perfeitamente compreensível, considerando que a cada vez que descem do tube (o metrô na capital inglesa) se deparam com uma superatração: National Gallery, British Museum, Hyde Park, feirinha de Portobello Road… Mas não custa lembrar que vale a pena explorar os diferentes territórios sob a coroa de Elizabeth II. Conheça as termas romanas de Bath e os mistérios de Stonehenge, em Salisbury. Em Liverpool, a cidade dos Beatles, siga os passos de John, Paul, Ringo e George, mas não deixe de procurar os excelentes museus da cidade. Dê um pulo no balneário favorito dos londrinos em Brighton e sinta um pouco dos ares da realeza em Windsor.

Explore templos sagrados do esporte como as míticas quadras de Wimbledom, o venerável estádio de Wembley e o empetecado hipódromo de Ascot. Descubra que a cozinha local vai muito além do fish and chips, provando a nova onda gastronômica envolvida por chefs-celebridade como Jamie Oliver, Gordon Ramsay e o estrelado Tom Aikens. Já a vida cultural é agitada, com teatros promovendo shows e musicais para todos os gostos, galerias de arte com produções excelentes e alguns dos melhores museus do planeta, com coleções formadas quando o Império Britânico gabava-se que, sob seus domínios, o sol nunca se punha.

Enfim, de fantasmas em castelos ao fino do pop, de personagens históricos à monarquia mais badalada do mundo, a Inglaterra é sempre um destino incrível, tanto para quem faz uma primeira visita quanto para quem não se cansa de voltar a esse lugar intrigante e multicultural.

Em tempo: o nome oficial do país é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, sendo que a Grã-Bretanha é formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales.

COMO CHEGAR

Via Aérea

Voos diretos do Brasil para Londres são operados pela TAM (www.tam.com.br) e British Airways (www.britishairways.com). Nesse caso os desembarque é feito no aeroporto de Heathrow, a 24 quilômetros do Centro da cidade. Do aeroporto para o centro da cidade há duas opções básicas. A mais rápida e cara é o trem Heathrow Express (15 min até a estação Paddington, £32; serviço a cada 15 min entre 05h07 e 23h42). A mais barata é com o tube (cerca de 1 hora, £5). Se optar por este último, vale a pena adquirir o cartão Oystercard, que lhe dá descontos para os serviços de transporte público, incluindo trem e ônibus. Lembre-se também que se chegar ou partir próximo aos horários de pico (6h/8h30 e 16h45/19h30) os vagões poderão estar cheios, dificultando a movimentação de malas e mesmo conseguir um assento para a longa viagem.

Outros aeroportos próximoas a Londres são Gatwick, Stansted, Luton e City, que recebem voos de outros países da Europa. Todos são bem conectados ao centro, por transporte público (metrô, trem ou ônibus). Companhias aéreas como Ryanair e EasyJet possuem voos nestes aeroportos e também nos de Liverpool, Manchester e Birmingham.

Via Terrestre

O serviço de trens Eurostar é uma das formas mais práticas e rápidas para chegar ao país, via Londres (estação St. Pancras). Dentre as opções mais populares estão destinos como Paris (cerca de 2h30, a partir de £39) e Bruxelas (cerca de 2h20, a partir de £39).

Via Marítima

No passado a única forma de chegar às ilhas britânicas era via ferry-boats. Alguns dos principais portos operando rotas para o continente são Portsmouth, Newhaven e Dover. Deste último partem ferries (que também carregam automóveis) para Calais, França (operados por SeaFrance e P&O, 90 min) e Dunquerque (1h45, com Norfolk).

Informações ao viajante

Línguas: Inglês
Moeda: Libra esterlina
Como ligar para o Brasil: 0800-89-00-55; 0800-056-74-42
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
SES, Qd. 801, lote 8, Brasília (DF)
61 3329-2300
http://www.ukinbrazil.fco.gov.uk/pt

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s