Noruega

Site: http://www.noruega.org.br

Capital: Oslo

População: 4.801.100 hab

Fuso horário: 4h (horário de Brasília)

Código de área: 47

Localização: Europa

No começo do século 20, quando Roald Amundsen tornou-se o primeiro homem a conquistar o pólo sul, a recém independente Noruega passava a ser conhecida em todo o mundo. Pequena e orgulhosa de seu passado viking, criada entre gelo e mar, o desafio antártico era o tipo de desafio ideal para um norueguês.

Essa longa relação do homem e as águas é esplendidamente preservada na fantástica tríade de museus da península Bygdoy, em Oslo, com o Museu dos Navios Vikings, o Museu Kon-Tiki – que conta as façanhas do explorador Thor Heyerdhal, e o Museu Fram, com o navio que levou Amundsen à Antártica. O mar também moldou a tenra cozinha local – repleta de pescados como preciosos crustáceos, salmão e o famigerado bacalhau, e os dramáticos braços de mar que fazem a fama do país. Para explorar os belos fiordes de Sogn e Hardanger, a base ideal é a chuvosa Bergen, protegida por altas montanhas e um grande labirinto de ilhas. Entre seus parques, teatros e restaurantes, a cidade abriga um patrimônio da humanidade, Bryggen, uma série de coloridas casas de madeira junto ao porto.

De volta à capital, entre os tormentos de Munk e as acrobacias esculturais no parque Vingeland, descubra a animada vida noturna com seus bares cheios de muita gente bonita e drinks coloridíssimos. Não muito longe da cidade, conheça o esqui nórdico. Ao invés de seu primo alpino, sempre ladeira abaixo, aqui a modalidade divide-se ora em um agonizante sobe e desce ora nos insanos saltos de rampa.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Noruega. O jeito mais fácil de chegar lá é através de companhias que oferecem conexão em  aeroportos como Madri, Londres, Roma e Frankfurt. Destas cidades partem voos para Bergen e Oslo, principais portas de entrada para o país. Alternativamente, há ferries que saem da Suécia e da Dinamarca.

O principal porto do país, Gardermoen (OSL, www.osl.no), fica próximo à capital Oslo. É o maior hub aéreo do país, com voos para várias capitais europeias. As companhias com maior capilaridade na Noruega são a SAS (www.sas.com) e Norwegian (www.norwegian.no). Alternativamente, há ainda o aerporto de Sandefjord (TRF), utilizado pela Ryan Air, e de destinos mais distantes como Trondheim e Bergen, ambos com serviços para o norte do continente, Islândia e Reino Unido.

COMO CIRCULAR

Viajar de carro pela Noruega é uma das formas mais bacanas para chegar aos locais mais difíceis do país, mas é bem caro. Além disso, estradas sinuosas e condições climáticas adversas entre Dezembro e Maio podem fazer a vida do motorista-turista bem difícil. Opte então por excursões fechadas que combinam o uso de barcos, trem e ônibus para conhecer os cantos mais encantadores do país, entre Bergen, no litoral, e a capital.

A companhia nacional ferroviária, a NSB (www.nsb.no) possui serviços de curta e longa duração em composições modernas e serviços pontuais. O destaque da malha é o trecho entre Bergen e Oslo, passando por Myrdal, uma das mais espetaculares viagens de trem do mundo.

Informações ao viajante

Línguas: Norueguês,mas o inglês é amplamente difundido
Moeda: coroa norueguesa
Como ligar para o Brasil: 80019550
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
SES, Avenida das Nações, Quadra 807, Lote 28, Brasília/DF
(61) 3443-8720

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s