México

Site: http://www.visitmexico.com/

Capital: Cidade do México

População: 113724000 hab

Fuso horário: -3h (horário de Brasília)

Código de área: 52

Localização: América do Norte

Esqueça o Chavez e os mariachis, a pimenta e os sombreiros. Poucos países podem se gabar de oferecer opções tão distintas e abrangentes ao turista quanto o México. Ruínas de antigas civilizações estão por todas as partes, das pirâmides de Teotihuacán, nos arredores da capital, à cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia. A Cidade do México, com seu trânsito insano e que parece estar sempre acordada, oferece de grifes internacionais – para quem está interessado apenas em compras -, aos casarões que remetem ao tempo da colonização espanhola. Isso sem se esquecer de uma das catedrais mais imponentes das Américas, a casa de Frida Kahlo e as arenas de touradas. A contínua diminuição de exigências da imigração vem atraindo cada vez mais brasileiros, que em sua maioria tendem a se concentrar nos resorts caribenhos: a badalada Cancún, as “perfeitas-para-mergulho” Isla Mujeres e Cozumel ou a relaxante Playa Del Carmen. Para quem tiver mais tempo, é imprescindível uma passagem por Acapulco, “a Miami mexicana”, ou a bela Los Cabos, com seus arcos de pedras surgindo do mar, bem na ponta da península da Califórnia.

Se tudo isso não bastasse, a cozinha vai muito além dos pratos tex-mex que se popularizaram mundo afora, oferecendo uma vasta gama de ingredientes, formas de preparos e histórias que fizeram a UNESCO considerá-la como patrimônio cultural intangível. Boa parte das matérias-primas são de um frescor e intensidade que provocam suspiros, como aromáticas favas de baunilha, chocolate, pimentas (mais pujantes que ardidas), tenros grãos de milho e feijão. De origem maia ou asteca, moderna ou colonial, combinada ou não a um copo de oleosa tequila, esse é um motivo e tanto para conhecer essa bela e animada nação.

COMO CHEGAR

Voos diretos apenas com a Aeromexico (tanto para a Cidade do México como para Cancún, www.aeromexico.com), TAM (www.tam.com.br) ou em voos charters. Outras alternativas são a Copa (www.copaair.com, com conexão na Cidade do Panamá), Taca (www.taca.com, via Lima) e Avianca (www.avianca.com.br). United Airlines e American Airlines também possuem rotas via Houston e Miami, respectivamente.

As principais portas de entrada para o país são a Cidade do México e Cancún, onde voos charters, são operados na alta estação. Outras opções são o cruzamento da fronteira via Guatemala e Estados Unidos, por cidades como San Diego.

COMO CIRCULAR

O México é um país de grandes proporções e seus principais destinos turísticos ficam a grande distância um do outro. Em uma mesma viagem é bem complicado visitar, por exemplo, locais como Cidade do México, Cancún, Acapulco e Los Cabos. Mesmo assim é possível. Alugar um carro é a forma mais flexível e barata de circular assim que você chega a um destino (como a Riviera Maia), mas ir de uma região a outra pode ser um pequeno estorvo, tanto pela segurança como pela qualidade das estradas.

A forma mais prática de se deslocar entre grandes cidades é usando voos comerciais.

ONDE COMER

A cozinha mexicana é divina. Tudo pode parecer muito complexo, com diversos tipos de pratos, mas quase tudo é bem simples e muito saboroso. Milho, cacau e feijões são a base de muitas receitas e serão preparados de várias formas. Um item básico da gastronomia local é a tortilla, uma panquequinha de farinha de trigo ou milho que pode ser recheada com guacamole (uma mistura de abacate), carne e queijo, além de vários molhos. Os tacos são tortillas com consistência mais dura, igualmente recheados com diferentes ingredientes, enquanto que um travesseirinho de tortilla é chamado de burrito. Um dos recheios mais clássicos é o chile con carne, uma mistura de carne, feijão e muita pimenta, condimento imediatamente relacionado com o México. Portanto, prepare-se para altas temperaturas.

Como o país é imenso, repleto de distintas culturas regionais, os restaurantes tiram proveito de diferentes produtos, como pescados e carnes. Em Yucatán, mais precisamente em Mérida, você encontrará muitos pratos influenciados por imigrantes franceses, espanhóis e libaneses, enquanto que em Oaxaca o destaque são os molhos mole, feitos de abóbora, mancha manteles e negro, entre outros.

Para beber, fique entre excelentes sucos de fruta (como melões), e os entorpecentes tequila e mescal.

Há bons lugares para comer em todo o México. A uma certa pasteurização das mesas em alguns resorts e restaurantes em locais como Cozumel e Cancún, mas aqui também há restaurantes fantásticos, comandandos por chefs estrelados e apresentações inovadoras e surpreendentes. Los Cabos, na Baixa Califórnia, é bem conhecida por casas com grande apuro gastronômico, assim como Mérida. Mas não são só os estabelecimentos caros que oferecem boa comida. Por todo o país é fácil encontrar mercados com ótimas barraquinhas e taquerias com boa relação custo-benefício.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol
Moeda: Peso
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
SES - Av. das Nações – Quadra. 805 - Lote 18 Brasília-DF
(61) 3204-5200
http://embamex.sre.gob.mx/brasil/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s