Laos

Site: http://www.tourismlaos.org

Capital: Vientiane

População: 6.300.000 hab

Fuso horário: 10h (horário de Brasília)

Código de área: 856

Localização: Ásia

A vida anda lentamente no Laos. O comércio abre as portas tarde, muitas vezes depois do meio dia. Motoristas de túk túk (motocicleta com cabine acoplada para passageiros) dormem durante o expediente e um percurso de 100 quilômetros custa quatro horas ao motorista de ônibus. Enquanto a Tailândia representa a síntese de festa e curtição, no Laos tudo é feito com paciência, na maior tradição budista, neste pequeno país que exibe com orgulho suas tradições comunistas com bandeiras vermelhas destacando a foice e o martelo. Ex-colônia francesa, o reino do Laos também entrou na guerra do Vietnã indiretamente, com bombardeios secretos dos Estados Unidos. O governo comunista fechou a nação ao mundo e faz menos de duas décadas que os turistas começaram a redescobrir seus tesouros.O destino ainda representa mais aventura do que turismo, mas começa a chamar a atenção dos viajantes mais descolados. Em 1990, pouco mais de 14 mil pessoas encararam uma viagem ao Laos. Hoje, superam 1,1 milhão, atraídos pelos bistrôs e as construções coloniais de Luang Prabang ou os diversos templos da simpática capital Vientiane.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e o Laos. Via aérea, com destino a Luang Prabang ou Vientiane (aeroporto de Wattay), o viajante deverá fazer ao menos uma escala adicional em Kuala Lumpur, Seul, Cingapura ou Bangcoc, hubs aéreos na região. Há outros dois aeroportos internacionais no país, os de Champasack e Savannakhet.

Por trem, há duas vias de acesso a partir da Tailândia, nas fronteiras em Nongkhai e a Ponte da Amizade (para Vientiane).

De ônibus ou carro, há 13 postos fronteiriços junto aos países vizinhos. Em todos eles pode-se obter vistos de turista válidos por 15 dias. A exceção é a aduana em Veun Kham, no caminho para o Camboja, onde o viajante já precisa ter um visto. A via de acesso mais popular e movimentada é a Ponte da Amizade, que passa sobre o rio Mekong.

Outra forma comum de chegar ao Laos é através de barcos subindo o Mekong.

COMO CIRCULAR

A Lao Airlines (www.laoairlines.com) opera tanto voos internos como para destinos no Camboja, Vietnã, Tailândia, China e Cingapura.

Informações ao viajante

Línguas: Laociano,francês
Moeda: Kip
Visto: É necessário. A forma mais fácil de obtê-lo é na entrada no país, em aeroportos como os de Vientiane e Luang Prabang. Também é possível obtê-lo na maioria dos postos fronteiriço, mediante uma pequena taxa, de cerca de US$ 3.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s