Dinamarca

Site: http://www.visitdenmark.com

Capital: Copenhague

População: 5.530.000 hab

Fuso horário: 4h (horário de Brasília)

Código de área: 45

Localização: Europa

Em pouco tempo dá para entender porque a Dinamarca foi a terra de um dos maiores autores de histórias infantis da história. O dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu obras como A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e O Soldadinho de Chumbo. Talvez ele tenha se inspirado na quantidade de castelos deslumbrantes que o país apresenta. Uma visita aos palácios de Amalienborg, Christianborg, Frederiksborg e ao castelo de Kronborg, cenário de Hamlet, fazem qualquer um se sentir como príncipe.

O país também faz as pessoas voltarem à época de criança. Seja em Odense, terra de Hans Christian Andersen, conhecendo mais a fundo suas fábulas, ou em parques como o Tivoli, de Copenhague, e a Legoland, em Billund. Ainda na capital, uma visita ao cais de Nyhavn é fundamental para sentir o passado da cidade se fundir com o presente, seja nas casinhas que circundam o local ou nos barcos que, muitas vezes, servem como restaurantes. Na mesma cidade, é possível sentir o que talvez seja o último grande refúgio hippie no mundo, o bairro de Christiania. São poucos os países que fazem a mesma pessoa se sentir membro da realeza, criança e hippie, tudo ao mesmo tempo.

A história dinamarquesa é fortemente ligada aos seus vizinhos Suécia e Noruega, com quem divide raízes históricas, idiomas únicos, porém similares, e vários outros aspectos culturais. Porém, próspera e vanguardista, a Dinamarca tem marcado sua própria identidade ao longo dos últimos anos, estabelecendo a força de seu design – com nomes como a super-inovadora Bang&Olufsen e o icônico Arne Jacobsen, e de sua gastronomia, com restaurantes como o Noma, do aclamado chef René Redzepi, liderando uma nova onda de experimentações.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Dinamarca. O jeito mais simples de chegar até lá é embarcando em voos que partem das capitais brasileiras com destino à Europa e dali fazer uma conexão ao país. Copenhague (København) é a principal porta de entrada da Dinamarca e o Aeroporto de Kastrup (CPH; www.cph.dk) fica a poucos quilômetros do centro, a apenas 12 minutos de trem. O aerporto é bem servido por voos da SAS e de algumas outras companhias europeias, mas alternativamente, considere voos até Malmö, na Suécia, que fica a uma curta distância da cidade.

Outras formas de chegar ao país é via trem ou ferries que partem das vizinhas Suécia, Alemanha e Noruega.

COMO CIRCULAR

O jeito mais simples de circular pela Dinamarca é utilizando os serviços da companhia nacional de trens DSB (www.dsb.dk). Entre a ilha de Zeeland, onde fica Copenhague, e a península de Jutlândia, onde estão cidades importantes como Aarhus, há também ferries e ônibus de longa distância, de companhias como a Abildskou (www.abildskou.dk). Aluguel de carros também é uma alternativa interessante, mas razoavelmente cara.

Informações ao viajante

Línguas: Dinamarquês,sendo que inglês e alemão são amplamente difundidos
Moeda: Coroa dinamarquesa
Como ligar para o Brasil: 808-85525
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
Setor de Embaixada Sul - Avenida das Nações Quadra 807, lote 26 Brasília (DF)
(61) 3878-4500
http://brasilien.um.dk/pt.aspx

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s