Cuba

Site: http://www.cubagob.cu, http://www.cuba.com, http://www.mycubavisit.com, http://www.infotur.cu

Capital: Havana

População: 11.254.000 hab

Fuso horário: -4h (horário de Brasília)

Código de área: 53

Localização: América Central

Maior ilha do Caribe, Cuba é singular, com seu passado estampado nas construções históricas, que vão do barroco ao neoclássico, do art nouveau ao déco – em edificações, diga-se, nem sempre bem conservadas.

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, permaneceu sob domínio espanhol até 1898, quando foi negociada com os Estados Unidos, tornando-se independente quatro anos depois – o que não impediu que a influência americana na economia e na política do país durasse quase seis décadas, até que a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, pôs fim à ditadura de Fulgencio Batista, em 1959.

O domínio comunista de Fidel Castro sobre a ilha levou ao embargo de produtos do mundo capitalista, o que faz com que um passeio pelas ruas da capital, Havana, dê a impressão de que ainda estamos nos anos 50. Carros antigos conhecidos como rabo de peixe, a exemplo dos Cadillacs, são vistos por todo lado e podem até ser alugados por intermédio da empresa governamental Grand Car.

Bares e músicos da velha guarda são ícones do país. Basta lembrar o sucesso do lendário Buena Vista Social Club, que levou grandes artistas nativos de volta aos palcos depois de serem reapresentados ao mundo pelo premiadíssimo documentário do cineasta alemão Wim Wenders.

Visitar Cuba e suas belas praias como Varadero e Cayo Largo é quase uma aventura. Com infra-estrutura em frangalhos, ruas mal iluminadas, transportes precários e improvisados e economia em que imperam o mercado negro e o desabastecimento, fica sempre no ar a pergunta de como estará a ilha daqui a cinco ou dez anos. Difícil saber. Na dúvida, o momento é agora.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos do Brasil para Cuba. A Copa Airlines, por exemplo, tem escala na Cidade do Panamá. Entre algumas das principais companhias que voam para o Caribe estão American Airlines e Avianca.

LEIA MAIS

Um relato sobre a vida e a cultura de Cuba: onde ir, o que fazer, o que é imperdível na ilha

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol
Moeda: Peso Cubano ou Moneda Nacional; Peso Cubano Convertido
Como ligar para o Brasil: 119-55
Visto: É necessário

Embaixada oficial no Brasil:
Setor de Habitações Individuais Sul, QI 5, Conjunto 18, Casa 1 - Brasília (DF)
(61) 3248-4710, 3248-4130
http://embacu.cubaminrex.cu

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s