África do Sul

Site: http://www.southafrica.net

Capital: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária)

População: 48.780.000 hab

Fuso horário: 5h (horário de Brasília)

Código de área: 27

Localização: África

País de dois oceanos (Atlântico e Índico), três capitais (Pretória, a administrativa, Cidade do Cabo, a legislativa, e Bloemfontein, a judiciária), dos Big Five (leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte)… Difícil, na África do Sul, é escolher o melhor roteiro: no sul, a viagem rodoviária por algumas das paisagens litorâneas mais bonitas do hemisfério, a Rota Jardim; no leste, o gosto de curry da multiétnica Durban; ou um dos melhores safáris do mundo, no Parque Kruger, já na fronteira com Moçambique, que tem savana e floresta com os bichos vivendo soltos, livres, sem medo a não ser de seus predadores. É claro que ainda são visíveis as cicatrizes do regime de segregação racial (o apartheid), interrompido em 1994 com a primeira eleição multirracial. Após mais de uma década de experiência democrática, persistem altos índices de pobreza e criminalidade, embora o país tenha o maior PIB do continente. Mas a África do Sul vai superando essas mazelas aos poucos e tem atrativos para os turistas muito além dos estereótipos. O viajante upscale pode se isolar em hotéis de luxo na Cidade do Cabo sem nem imaginar que a Costa Selvagem faz a delícia dos mochileiros e os safáris, a dos turistas básicos, por exemplo.

COMO CHEGAR

Para chegar à África do Sul a opção óbvia são voos da South African Airways (www.flysaa.com), entre São Paulo e Johannesburgo. De lá, a companhia se conecta com todos os outros maiores centros turísticos do país – caso de cidades como Durban, Cidade do Cabo e Port Elizabeth. Os voos tem duração de cerca de 8 horas.

Outra empresa aérea que está realizando viagens diretas entre o Brasil e o território sul-africano é a Latam Airlines (www.latam.com), com três voos semanais (segunda, quinta e sábado) saindo do aeroporto de Guarulhos rumo a Johannesburgo.

COMO CIRCULAR

São três aeroportos internacionais (Johannesburgo, Cidade do Cabo e Durban) e aeroportos domésticos. Todos são servidos por ônibus especiais ou táxis. A principal companhia aérea local é a South African, e há as menores Airlink (www.saairlink.co.za), Kulula (www.kulula.com), Nationalwide (www.flynationalwide.co.za) e a low-cost 1time (1time.aero). Para quem vai viajar de carro, o país tem ótimas estradas, mas os sul-africanos dirigem na mão inglesa. A habilitação brasileira permite dirigir no país pelo período de um mês. Os ônibus das companhias Greyhound (www.greyhound.co.za), Translux (www.translux.co.za) e Intercape (www.intercape.co.za) são confortáveis. O Baz-Bus (www.bazbus.com), popular entre mochileiros, cobre rotas variadas. Há  trens também, como os luxuosos Blue Train (www.bluetrain.co.za) e Rovos Rail (www.rovos.co.za) e os acessíveis Union Steam (www.steamin-south-africa.com) e Spoornet (www.spoornet.co.za). Ruim é locomover-se dentro das grandes cidades, especialmente em Johannesburgo. Peça táxi do hotel, pois na rua é selva.

Informações ao viajante

Línguas: Onze idiomas oficiais,com predomínio do inglês e do africâner
Moeda: Rand
Como ligar para o Brasil: 0800-990-055 (Embratel)
Visto: Não é necessário

Embaixada oficial no Brasil:
SES - Avenida das Nações, Lote 6 – Brasília/DF
(61) 3312-9500
http://www.africadosul.org.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s