Você disse Roma? Que tal fazer um passeio diferente pelas Catacumbas de San Calisto?

Se você já foi antes para Roma e conseguiu conhecer bem os principais pontos turísticos ou se vai pela primeira vez e gosta de passeios mais alternativos, eu indico as Catacumbas de San Calisto.

Já falei aqui antes sobre as Catacumbas de Paris. As catacumbas nada mais são do que uma forma de guardar restos mortais. Calma, não é tão mórbido assim. São lugares de celebração àqueles que viverem naquela cidade também.

As Catacumbas de San Calisto fazem parte de um grupo maior de catacumbas da cidade de Roma. Mas é a mais visitada por ter a famosa Cripta dos Papas, onde estão os túmulos de Papas que viveram entre os séculos II e IV.

Hoje em dia as pessoas não são mais colocadas ali e o local tornou-se um patrimônio histórico. Ao que tudo indica, elas foram criadas pelo Papa Calisto I, por isso possuem esse nome. Estão localizadas na Via Appia Antica, um local bem legal para visitar também. É uma das principais estradas antigas de Roma. É bem preservada, com cerca de 10 km que só podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Carros estão proibidos de entrarem ali. Por ali estão diversas ruínas romanas e você se sente embarcando em uma viagem no tempo.

Para chegar às catacumbas de carro ou de táxi, você então não passará pela Appia Antica. Se for de transporte público, pode pegar o ônibus 118, direção Lagonegro. Saindo do centro histórico, ele passa perto do Monumento a Vittorio Emanuele.

Para conhecer as catacumbas, você só pode entrar com visita guiada. Isso é super importante para manter o controle da quantidade de pessoas que estão no local, principalmente nos dias mais cheios, e para evitar eventuais depredações ou incidentes com crianças. As visitas começam a cada meia hora, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os guias falam italiano, inglês, espanhol, alemão e francês. O local fecha todas as quartas e durante todo o mês de fevereiro.

Para começar, você passa por uma capela, onde eles explicam o significado de símbolos que vai encontrar lá embaixo. Depois você desce cerca de 20 metros e vai andar por galerias que se estendem por diversos quilômetros. No total, são cerca de 20 km, mas você não tem acesso a tudo, já que boa parte é bem estreita e pode dar uma baita sensação de claustrofobia.

Logo no começo você visita a cripta dos Papas. Atenção: não tem nada de glamour como se vê na cripta dos Papas na Basílica de São Pedro.

A visita dura de 30 a 40 minutos e o ingresso custa 8 euros.

A cripta dos Papas (foto: Dnalor 01/Wikimedia commons/CC-BY-SA 3.0)

A cripta dos Papas (foto: Dnalor 01/Wikimedia commons/CC-BY-SA 3.0)

Vale uma visita para conhecer algo de grande impacto histórico e religioso.

Você conhece catacumbas em outros lugares do mundo? Conta pra gente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s