Topless em fotos de viagens ganha força no Brasil e no mundo

Projetos como <em>The Topless Tour</em> e Nu Mondo se espalham pela internet e ganham adeptos das fotos sem blusa em pontos turísticos

A moda pegou. Após a onda de fotos de turistas pelados no Machu Picchu, agora é a vez dos turistas peladões ao redor do mundo, e do mochileiro que tira fotos “nus artísticas”. Uma das principais influências dessa enxurrada de imagens no estilo “como vim ao mundo” é a página The Topless Tour, que vem fazendo sucesso entre os internautas e viajantes.

Três jovens inglesas ganharam uma legião de fãs no Facebook e Instagram após publicarem as fotos de suas viagens pelo mundo, com um porém: sem blusa. As amigas já fotografaram em destinos como Nova York, Berlim, Londres e Manchester. Apesar da nudez, as fotos só mostram a parte das costas. O que acabou encorajando viajantes do mundo todo a enviar seus cliques para a página. Por meio da hashtag #TheToplessTour os turistas, homens e mulheres, compartilham suas fotos: costas nuas e uma bela paisagem ao fundo.

Em entrevista ao jornal britânico The Daily Mail, Olivia Edginton, 21, uma das idealizadoras da página, comenta que apesar da experiência parecer muito extravagante, trata-se apenas de uma maneira de se conectar com as pessoas e compartilhar um turbilhão de emoções vividas. Sobre o sucesso do projeto, Lydia Buckler,21, umas das idealizadoras explica: “The Topless Tour não é mais apenas sobre nossa história. Está se tornando uma parte de muitas aventuras e histórias de vida.”

Topless no Brasil

No Brasil, algumas fotos do gênero já pipocam na rede. Apesar da campanha #NãoMereçoSerEstuprada não se relacionar com o tema viagem, a grande taxa de adesão mostra que as brasileiras estão cada vez menos tímidas em relação a imagem de seu corpo nas redes sociais.

Um grupo de amigas que viajaram juntas para uma despedida de solteira também teve essa ideia. Na praia de Maresias (SP) as meninas resolveram registrar a viagem de uma maneira diferente, sem blusa. Elas não hesitaram em postar a foto na rede, e fizeram o maior sucesso entre os amigos.

Nu artístico no mochilão

O mochileiro e fotógrafo Leonardo Maceira,23, também é adepto da nudez ao redor do mundo. No entanto, ele não é o protagonista dos cliques, e sim o fotógrafo. O fotógrafo já está há cinco meses em um mochilão pela América Latina. De baixo custo, a viagem de Leonardo é feita por meio de caronas e hospedagens voluntárias. Segundo ele, até agora não houve problemas. Foi sempre bem recebido, ganhou muitos amigos e presentes.

O mochileiro saiu de Curitiba e até o momento já passou por mais de 20 cidades, entre elas Sâo Paulo, Rio de Janeiro, Diamantina, Salvador e Aracaju. O plano é chegar até o México.

Foi em sua passagem por Ouro Preto que ele resolveu unir o útil ao agradável: seu trabalho e sua aventura. Leonardo já tinha experiência profissional em fotografar nu artístico. Em uma conversa com uma amiga que conheceu durante a viagem surgiu o primeiro ensaio para o projeto “Nu Mondo”.

Modelos voluntárias

Para ser clicada por Leonardo basta querer, e fazer parte do roteiro do fotógrafo. Os cenários escolhidos são ideias tanto do fotógrafo quanto da modelo. Até o momento já houve ensaios em Ouro Preto e na Praia do Amor, em Pipa. Com cerca de 600 seguidores, essa não é a primeira página que fala sobre suas viagens. Ele também administra a página “Os Lugares de Cada Um”, que documenta sua jornada.

Leonardo conta que já tinha ouvido falar sobre o The Topless Tour, mas que o “Nu Mondo” não foi inspirado na página. Por enquanto, não há projetos de usar as imagens para outro fim a não ser divulgar seu trabalho: “É uma coisa muito minha, faço por prazer”, completa.

As imagens não mostram claramente o rosto das fotografadas. Segundo Leonardo, é melhor que seja assim, mesmo com o consentimento, essa medida evita possíveis “problemas virtuais”. Tão quanto a escolha das imagens que são divulgadas na rede. As voluntárias recebem um ensaio completo, mas no Facebook, por questão de restrição de imagens, ele seleciona as mais “leves”.

No momento da entrevista Leonardo tinha voltado para Curitiba e procurava uma voluntária que se encorajasse a ser clicada no frio do outono paranaense. O próximo destino é o Rio de Janeiro. Será que rola uma foto em Copacabana, no Cristo ou no Maracanã?

Leia mais:

Turistas se fotografam pelados em Machu Picchu, no Peru

15 belas praias do Nordeste

Encantos e delícias do litoral do Rio Grande do Norte

Fotos: 15 atrações em Natal e no litoral do Rio Grande do Norte

1001 Bares no Brasil para Conhecer Antes de Morrer

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s