Semana Santa

5 cidades para festejar a Semana Santa como reza a tradição

Aparecida, SP

Um dos maiores eventos religiosos da cidade, a Semana Santa tem programação extensa. O chamado Tríduo Pascal começa na quinta-feira, 21, às 7h. Durante todo o dia haverá orações no Santuário Nacional e, às 20h, a missa da Ceia do Senhor – também chamada de celebração de lava-pés. O ponto alto do festejo é na Sexta-Feira Santa, com a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai cerca de 5 mil fiéis. Onde ficar: Perto da Basílica Nova, a Estância Porto dos Milagres (Avenida Itaguaçu, 9, 12/3105-5644, www.portodosmilagres.com.br; Cd: M, V; diárias desde R$ 250) tem boa área de lazer, com uma enorme piscina natural.

Nova Odessa, SP

A 123 quilômetros da capital paulista, Nova Odessa tem uma das melhores festas de Páscoa da região de Campinas. A encenação da Paixão de Cristo é realizada desde 1997, e a cada ano a produção inventa uma novidade para atrair o público. O grande momento para os fiéis é a ascensão de Cristo, após a ressurreição, quando um ator sobe uma altura equivalente a cinco andares, mais alto inclusive do que a apresentação da mais famosa festa da Paixão realizada no Brasil – a de Nova Jerusalém, em Pernambuco. Neste ano, a encenação da Paixão de Cristo (19/3476-8600, www.novaodessa.sp.gov.br) acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril, às 20h, na Praça dos Três Poderes em frente ao Paço Municipal. A entrada é gratuita.

Paraty, RJ

As comemorações na cidade litorânea do Rio de Janeiro são bem tradicionais, com missas e procissões. É uma oportunidade rara de ver peças sacras de mais de três séculos de existência, que ficam guardadas durante o ano sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Procissão do Fogaréu, com as ruelas estreitas do centro histórico iluminadas apenas pelas tochas dos participantes, é o ponto alto da festa. Onde ficar: O bacana da Pousada Pardieiro (Rua do Comércio, 74, 24/3371-1370, www.pousadapardieiro.com.br; Cc: A, D, M, V; Cd: todos; pacote de três noites desde R$ 1 950) é que ela fica no centro, mas em um ponto mais afastado – e mais sossegado.

Pedreira, SP

A cidade do Circuito das Águas Paulista também se prepara para a encenação dos últimos dias da vida de Jesus Cristo. As apresentações começam cedo, no fim de semana anterior à Páscoa, no dia 15 de abril, e acontecem no Estádio Municipal Wanderlei José Vicentini. No Sábado de Aleluia, o espetáculo é transferido para uma área ao ar livre, no Jardim Náutico Represa. A entrada é gratuita. Paixão de Cristo (19/3893-4159; www.pedreira.sp.gov.br).

Santana de Parnaíba, SP

A encenação do drama da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba reúne 120 atores e cerca de 800 figurantes. As apresentações são gratuitas e acontecem num espaço de 15 mil metros quadrados na Barragem Edgar de Souza, atraindo 70 mil pessoas nos três dias de espetáculo. E o melhor: dá para fazer um bate e volta – são apenas 40 quilômetros da capital até lá. Onde comer: A Villa Mônaco (Largo São Bento, 50, Centro Histórico, 11/4154-4822; 5ª/sáb 12h30/15h30 e 19h30/0h, dom 12h30/17h; Cc: V; Cd: V) serve boas massas e funciona em um antigo convento beneditino, construído no século 17.

Leia mais:

Feriados 2012

Semana Santa: seguindo os Passos da Paixão de Cristo

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (PE) reúne fé e emoção na Semana Santa

Descubra como é a Páscoa na Itália

Fotos de Páscoa na Itália

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s