Roteiro: cidades históricas no Caminho Velho da Estrada Real

Refaça a histórica rota percorrida por tropeiros do Brasil Colonial, de Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ)

A Estrada Real é uma rota turística que reúne quatro caminhos da época do Brasil Colonial que passam pelos estados de Minas Gerais (principalmente), Rio de Janeiro e São Paulo. Os caminhos levam a cidades históricas, cachoeiras, trechos de Mata Atlântica e Cerrado e sítios arqueológicos, até terminar nas cidades portuárias de Paraty e Rio de Janeiro, pontos finais dos caminhos Velho e Novo respectivamente.

O Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século 17, o percurso de 710 km levava 60 dias para ser percorrido a cavalo por tropeiros que levavam e traziam mercadorias do porto de Paraty a Ouro Preto, então capital de Minas Gerais.

Hoje ele pode ser feito em 15 dias de bicicleta, 48 dias de caminhada, 8 dias de carro ou 24 dias a cavalo – isso feito de uma vez, sem contar o tempo de descanso e curtição de cada uma das paradas. Dos 710 km do Caminho Velho, apenas 11,5% é em estrada asfaltada, sendo que a maioria, 82,5%, é estrada de terra – 6% do trecho pode ser percorrido por trilhas pelas montanhas (mas também há estradas).

As cidades têm estrutura pronta para receber turistas com diferentes orçamentos e não faltarão restaurantes para comer o melhor da gastronomia mineira no caminho. Se quiser ir de carro alugado, a melhor forma de percorrer o Caminho Velho é partir de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, fundada em 1897 e que substituiu Ouro Preto, alugar o carro lá em uma concessionária que tenha filiais no Rio ou São Paulo e descer até Paraty, escorregando para algumas das praias da região se ainda sobrarem alguns dias de férias. De Paraty ao Rio de Janeiro ou São Paulo é um pulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s