Polícia Federal suspende emissão de passaportes

A partir desta quarta (28), quem solicitar a emissão do passaporte brasileiro na Polícia Federal não terá certeza sobre o prazo da entrega

A Polícia Federal (PF) suspendeu a emissão de novos passaportes no país por falta de recursos monetários para atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagens. A medida foi tomada às 22h da noite desta terça-feira (27) e ainda não há previsão de retorno.

Segundo a nota publicada pela PF, os usuários que foram atendidos nos postos de emissão até terça-feira receberão seus passaportes normalmente. Aqueles que solicitarem um novo passaporte a partir desta quarta-feira devem estar cientes da falta de prazo de entrega.

“O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária”, diz o comunicado emitido pelo órgão na noite desta terça.

Veja também

A instituição revelou através da nota que os gastos com os serviços que envolvem a elaboração dos passaportes chegaram ao limite imposto pela Lei Orçamentária da União e que sem o dinheiro não é possível fazer um contrato de renovação. “Sem a previsão orçamentária, fica difícil a renovação de contratos e convênios. Foi o que ocorreu nesse caso.”

Ainda de acordo com a nota, PF está acompanhando o caso junto ao governo federal para resolver o problema.

Não é de hoje que a emissão de passaportes brasileiros é prejudicada. Além dos atrasos de entrega, outros problemas envolvendo falta de matérias primas e quebras de maquinários são recorrentes.

Desconsiderando os problemas recentes, os passaportes brasileiros (ICAO) cor azul normalmente tem prazo de entrega de até 6 dias úteis com taxa de confecção de R$275,25. A validade do documento hoje é de 10 anos para adultos a partir dos 18 anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s