Os 13 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil

Construções históricas e até uma cidade inteira estão na lista de patrimônios tombados pela Unesco

País tropical também é terra de cultura! Em sua rica história, o Brasil carrega registros arqueológicos, ruínas e construções que impressionam não só pela beleza como pela importância cultural e social, que nos leva a entender o Brasil de hoje.

Abaixo, você vê a lista completa dos 13 Patrimônios Históricos e Culturais da Humanidade brasileiros que foram tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais do que lindos e impressionantes, esses lugares nos revelam a dimensão da intrincada história de colonização e de exploração do país.

 

O que faz um lugar se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade?

Para ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Unesco, o objeto precisa atender a pré-requisitos específicos da organização mantida pelas Nações Unidas. Os critérios são explicados no Operational Guidelines, um documento constantemente revisado por um comitê.

O objeto pode ser classificado em pelo menos uma das três categorias: natural, cultural ou misto. O cultural precisa ter valor estético, histórico, arqueológico, científico e estético. Nos exemplos citados acima, há sítios arqueológicos, praças e construções históricas extremamente importantes para a história do Brasil.

A partir do momento em que o patrimônio é tombado, ele passa a fazer parte ou de uma lista mundial (para quando o objeto tem um valor, mas está conservado e não corre o risco de se deteriorar) ou de uma lista de risco. A Unesco compromete-se a garantir a proteção e a conservação dos patrimônios, além de oferecer assistência internacional através de um fundo e mobilizar um suporte nacional e internacional.

Caso o patrimônio em si esteja em risco, ele recebe uma atenção especial da organização. O tombamento ainda permite que o país receba recursos provenientes da Unesco para a manutenção e restauro do patrimônio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s