Continua após publicidade

Montevidéu sediará quarta edição da Expo Cannabis, em dezembro

O evento feito pelo Coletivo Uruguai Siembra contará com palestras, oficinais e orientações sobre o uso medicinal da cannabis

Por Ariene Leite
Atualizado em 2 jan 2023, 16h34 - Publicado em 17 nov 2017, 17h36

Após a aprovação da lei em julho deste ano que permite a venda de cannabis nas farmácias uruguaias, o país se prepara para sediar a quarta edição da Expo Cannabis, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Laboratório Tecnológico de Uruguai (LATU), em Montevidéu.

O evento organizado pelo Coletivo Uruguai Siembra irá reunir ativistas, especialistas, empreendedores e palestrantes para discutir sobre a importância da cannabis como uso medicinal, terapêutico e industrial. Serão três dias de palestras e debates a respeito do avanço da indústria e do mercado da cannabis no país.

O evento contará ainda com oficinas práticas, um ciclo de conferências com especialistas de diversas regiões do mundo, shows, além de orientações sobre o uso da erva medicinal, que serão realizadas no Consultório de Orientação em Cannabis Medicinal do evento.

O cronograma completo tem previsão para ser divulgado nos próximos dias. Os ingressos já estão à venda no site do evento com preços que vão de U$9 (aproximadamente R$29,54) por dia ou U$22 (R$ 71) pelos três dias.

Desde 2014, os clubes de maconha são legais no Uruguai, bem como o auto cultivo da erva. No dia 13 de julho deste ano, uma nova lei que permite a venda para uso recreativo da cannabis nas farmácias do país foi aprovada como estratégia de luta contra o narcotráfico, ainda presente na região. Com esta lei, o país se torna o primeiro do mundo onde o Estado é responsável pela distribuição da substância de forma legal.

Continua após a publicidade

A compra em farmácias é autorizada apenas para os cidadãos uruguaios, devidamente registrados. Segundo autoridades do Ministério de Turismo do país, a venda em farmácias não busca incentivar nem promover o turismo de cannabis. Atualmente, existem 5.000 compradores registrados para compra em farmácias, 6.948 auto-produtores e 63 clubes de cultivo. A produção, distribuição e venda é totalmente regulada pelo Estado, com um total de 16 farmácias autorizadas para venda no país.

Confira mais informações no site do evento.

Publicidade