Compras: banho de loja em Miami e Orlando

Os brasileiros estão fazendo história na Flórida. Já somos a população que mais visita <strong>Miami</strong> e <strong>Orlando</strong>. Motivo? <em>Go shopping</em>, como dizem por lá

No aeroporto de Orlando há placas de orientação em português. Nos restaurantes de Orlando e também de Miami, o cardápio está na nossa língua. E quase todas as lojas têm funcionários brasileiros. Tanta receptividade não é à toa. Pela primeira vez, somos a população que mais visita as duas cidades. Segundo o Visit Florida, entidade de turismo da Flórida, 1,4 milhão de brasileiros estiveram no estado em 2011, sobretudo em Miami e Orlando. Com isso, ultrapassamos os ingleses, os campeões de visitas até então. “Enquanto a média dos demais países caiu ou ficou estável, o mercado brasileiro foi na direção oposta”, diz o paulista Luiz Moura Junior, diretor da Brand USA, órgão de turismo do governo dos Estados Unidos. O que leva tantos brasileiros para lá? Shop, shop, shop, como dizem os americanos. Em muitos casos, os produtos custam menos da metade que seus similares no Brasil.

MIAMI: TUDO ESTÁ LÁ

Miami tem South Beach, com corpos esculturais e celebrities desfilando pela Ocean Drive, hotéis art déco e noite nervosa. Mas há também os shoppings, os outlets e as ruas abarrotadas de lojas para shopaholic nenhum botar defeito. Nas cidades da Flórida, os produtos são mais baratos do que nas outras muito visitadas pelos brasileiros porque os impostos sobre compras (sales taxes) também estão entre os mais baixos: 6% em Orlando e 7% em Miami. Para se ter uma ideia, em Nova York o imposto é de 8,9%. Em Miami e Miami Beach, as cidades vizinhas queridas dos brasileiros consumistas, não faltam bons lugares para encher as sacolas. Além do comércio disputado, a Lincoln Road tem cafés deliciosos para você relaxar nos intervalos das compras. As lojas da Collins Avenue ficam em predinhos art déco – vale um passeio a pé. E a descolada região Design District vai ficar mais badalada ainda com a chegada de grifes como a Casa Armani, recém-inaugurada, e a Cartier, com abertura prevista para este semestre.

O point dos brasileiros

Praia? Que nada. O lugar preferido dos turistas brasileiros que vão a Miami são os shopping centers, que vivem lotados mesmo sob sol a pino. Um dos mais visitados é o Village of Merrick Park (358 San Lorenzo Avenue, Coral Gables,305/529-0200, villageofmerrickpark.com; 2ª/sáb 10h/21h, dom 12h/18h), em Coral Gables, com suas 115 lojas, entre elas os magazines-âncoras Neiman Marcus e Nordstrom, onde um vestido longo de festa que no Brasil sairia por R$ 1 000 ou mais custa R$ 600. No centro do prédio estão marcas de luxo como CH Carolina Herrera, Burberry, Gucci, Jimmy Choo e Tiffany & Co. “A Tiffany é um dos meus lugares favoritos para comprar presentes. Além dos preços quase três vezes menores do que no Brasil, vende também objetos de decoração”, afirma o executivo brasiliense Fernando Pinheiro. A Pottery Barn, uma das grifes de móveis e objetos de decoração mais conhecidas dos Estados Unidos, tem duas lojas ali. Até a brasileira Artefacto, meca de tantos decoradores brasileiros, está no shopping – e, em Miami, os preços são mais baixos do que no Brasil (mas, em geral, não compensa comprar lá e mandar entregar aqui porque a taxa é muito alta). Se bater a fome, há bons restaurantes espalhados pelo jardim. É o caso do recém-inaugurado Crave, que tem uma respeitável carta de vinhos.

Praça em frente ao shopping Village of Merrick Park, em Coral Gables

Praça em frente ao shopping Village of Merrick Park, em Coral Gables – Foto: Elaine Ianicelli

O Bal Harbour Shops (9700 Collins Avenue, Bal Harbour, 305/866-0311, balharbourshops.com; 2ª/sáb 10h/21h, dom12h/18h), ao norte de Miami Beach, outro shopping badalado, é (ainda) associado ao luxo. Jennifer Lopez e Shakira fazem compras ali. Suas alamedas a céu aberto, ao lado de canteiros e jardins, serviram de inspiração para o Cidade Jardim, um dos shoppings mais chiques de São Paulo, inaugurado em 2008. Entre seus pontos fortes estão as grandes grifes de luxo – ali há lojas da Chanel, Diane von Furstenberg, Oscar de la Renta, Valentino e Carolina Herrera, entre outras dezenas de grifes top. A Stella McCartney e a Alexander McQueen acabaram de abrir suas portas no local. “O Bal Harbour é um dos melhores dos Estados Unidos em termos de qualidade”, diz a relações-públicas paulista Eveliny Bastos-Klein, autora do blog miamidomeujeito.com. As opções gastronômicas seguem o alto padrão de atendimento. Um dos melhores restaurantes japoneses das redondezas, o Makoto, do chef Makoto Okuwa, fica no térreo.

O centro de compras mais completo de Miami é o Aventura Mall (19501 Biscayne Boulevard, 305/935-1110, aventuramall.com; 2ª/sáb 10h/21h30, dom 12h/20h). Seus números são grandiosos: é o segundo mais visitado dos Estados Unidos, o quinto maior do país, tem a filial mais lucrativa da Abercrombie & Fitch (uma das prediletas dos brasileiros), a maior unidade da Nordstrom, filiais gigantescas das lojas de departamentos Bloomingdale’s, Macy’s e Sears e uma unidade da rede de cosméticos Sephora bem completa – nela, um frasco de perfume Marc Jacobs Daisy (50 mililitros) sai por R$ 130. Difícil pensar em uma grande rede que não esteja aqui. Na hora das refeições, a boa é o italiano Bella Luna, que serve massas e pizzas artesanais. Há ainda o shopping The Falls (8888 SW136th Street, Coral Gables, 305/255-4570, simon.com; 2ª/sáb 10h/21h,dom 12h/19h), com um andar de alamedas ao ar livre. Conta com uma unidade imensa da Bloomingdale’s, além de uma William-Sonoma, com objetos de decoração e utensílios para a casa. Fundado em 1962, o Dadeland (7535 N Kendall Drive, Coral Gables, 305/665-6226, simon.com; 2ª/sáb 10h/21h30, dom 12h/19h), em Coral Gables, foi o primeiro shopping do sul da Flórida. Marcas conhecidas, como Gap e Macy’s – na qual uma gravata do estilista Michael Kors custa R$ 60 –, têm unidades ali.

Os outlets

Os outlets são a ponta de estoque das grandes marcas. Por isso, os preços são ainda menores do que nas lojas dos shopping centers. A desvantagem é que nem sempre há todos os modelos e tamanhos disponíveis na loja; é preciso garimpar. O Sawgrass Mills (1280 West Sunrise Boulevard, simon.com; 2ª/sáb 10h/21h, dom 11h/20h), em Sunrise, 53 quilômetros ao norte de Miami, se promove como o maior outlet dos Estados Unidos. São mais de 350 lojas, 11 mil vagas de estacionamento e 26 milhões de visitantes por ano. E ele vem passando por sucessivas ampliações. Entre as lojas inauguradas recentemente estão The Lego Store, Swarovski Crystal, a gigante de roupas e acessórios Original Penguin Outlet, a joalheria Misaki Outlet e, como por aqui tudo é plural, a segunda unidade da grife de roupas, relógios e acessórios Michael Kors. “Este é o outlet dos outlets. Tem os melhores preços de Miami e Orlando. Já fui às duas cidades várias vezes e só aqui encontrei bermudas Calvin Klein por R$ 30”, diz o estudante de direito Augusto Muniz. As marcas de luxo aparecem aos montes. Os destaques são Valentino, Burberry e Giorgio Armani. Não estranhe se você cruzar com brasileiros em todo lugar – é assim mesmo. Na praça de alimentação, se a dependência for grande, existe um bufê de comida brasileira chamado Flavors of Brazil. Para algo tipicamente americano, tem a lanchonete Johnny Rockets, com hambúrguer, batata fita e torta de maçã. Devido às proporções, é necessário bolar um plano de ação para a visita: escolha de antemão as lojas a ser visitadas, chegue cedo e pegue um mapa no posto de informação. Os descontos em geral variam de 30% a 60%, mas no site é possível conferir as melhores ofertas do dia. Outro outlet popular, este bem mais perto, fica 8 quilômetros a oeste do aeroporto de Miami. É o Dolphin Mall (11401 NW 12th Street, Sweetwater, 305/365-7446, shopdolphinmall.com; 2ª/sáb 10h/21h30, dom 11h/20h). Muita gente sai do avião e vai direto para lá. Bem diversificado, tem 240 lojas, como a Bloomingdale’s e a Last Call by Neiman Marcus. Há cerca de três meses também foram inauguradas unidades da Armani Exchange e da Billabong. Na hora da refeição, nem vai dar tempo de sentir saudade da comida brasileira; há uma churrascaria na praça de alimentação, a Texas de Brazil. Outra boa opção – de fast food – é o restaurante T.G.I. Friday’s.

Rua São Caetano no more

Em Miami, vestido de noiva de grife pode custar até 75% menos do que no Brasil

Ir a Miami para comprar um vestido de noiva é mais do que um capricho de quem está para subir ao altar. Isso pode representar uma economia significativa no orçamento, já que as peças custam até 75% menos que no Brasil. E, se quiser, a noiva sai da loja com o traje completo: sapatos, joias e até o par de Havaianas para usar no fim da festa, na hora de cair na pista de dança. Um modelo do estilista espanhol Manoel Mota, por exemplo, que custa R$ 20 000 em São Paulo, sai por R$ 5 000 na Couture Bridal Miami (9545 Harding Avenue, Bal Harbour, 305/864-6270, couturebridalmiami.com; Cc: A, D, M, V). Já pensou se casar com um vestido da butique de Carolina Herrera (Bal Harbour Shops, 9700 Collins Avenue, 305/867-7590, carolinaherrera.com; 2a/sáb 10h/21h, dom 12h/18h; Cc: A, M, V)? Em Miami, é um sonho possível. Na loja do Bal Harbour, os modelos custam desde R$ 8 000.

Vestidos na Coral Gables Bridals, em Miami

Vestidos na Coral Gables Bridals – Foto: Elaine Ianicelli

A rua Miracle Mile, em Coral Gables, tem várias lojas especializadas, como a Coral Gables Bridals Inc. (141 Miracle Mile, 305/445-5896, coralgables-bridals.com; 2a/sáb 10h/18h; Cc: A, M, V), uma das únicas que dispõem de itens das marcas espanholas Novia d’Art, Pronovias e Rosa Clara. A David’s Bridal (37-41 Miracle Mile, 305/441-7079, davidsbridal.com; 2a/6a 10h/20h, sáb 10h/19h, dom 12h/18h; Cc: A, D, M, V) vende criações das marcas Vera Wang (desde R$ 1 000) e Oleg Cassini. Na vizinhança também estão a ótima Chic Parisien (3308 Ponce de Leon Boulevard, 305/448-5756, chicparisienbridal.com; 2a/4a 10h/17h30, 5a 10h/20h, 6a 10h/17h30, sáb 10h/17h; Cc: A, D, M, V), que representa as grifes Elie Saab, Pronovias e Monique Lhuillier, e a loja de departamentos Nordstrom (Village of Merrick Park, 358 San Lorenzo Avenue, 786/999-1313, nordstrom.com; 2a/sáb 10h/21h, dom 12h/18h; Cc: A, D, M, V), cuja vantagem é ter diferentes faixas de preços: de R$ 360 a R$ 10 000. Em Coconut Grove está a Ever After (2977 McFarlane Road, suite 100b, Coconut Grove, 305/444-7300, everaftermiami.com; 2a/sáb 10h/17h; Cc: A, D, M, V), uma das mais chiques da cidade. Oscar de la Renta, Carolina Herrera e Vera Wang são algumas das grifes representadas ali, com vestidos na faixa dos R$ 10 000. Para quem quer um traje mais ousado, a pedida é a loja Nicole Miller (656 Collins Avenue, South Beach, 305/535-2200, nicolemiller.com; 2a/sáb 11h/20h, dom 12h/18h; Cc: A, M, V), que tem itens com tecidos metalizados, renda e peças curtas desde R$ 1 000.

De olho no sucesso dessas lojas, a carioca Tatiana Souto Mayor lançou em 2010 a Dress Voyage (dressvoyage.com), uma empresa de consultoria para noivas. Por R$ 200, ela estuda o perfil da cliente, escolhe as lojas adequadas, faz o agendamento e dá dicas de passeios na cidade.

Um passeio pela Lincoln Road

A Lincoln Road é “a” rua de compras de Miami. Reta, fácil de circular e vetada aos carros em oito quarteirões, reúne mais de uma dezena de lojas bacanas, de cosméticos a eletrônicos. siga o roteiro sugerido a pé, numa manhã ou numa tarde, fazendo paradas para um café ou um bom almoço.

Lincoln Road, em Miami
  1. L’Occitane (nº 540) Nós, brasileiros, representamos 80% dos clientes da loja de cosméticos francesa. Os itens preferidos são os da linha Verbena, uma planta cítrica transformada em xampus e sabonetes.

  2. Apple Store (nº 738) Arsenal de iPods, iPads, iPhones e Mac Books a preços bem melhores que os brasileiros. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre eletrônicos com os atenciosos vendedores.

  3. Romero Britto (nº 818) Imponente loja-galeria do artista recifense, que vive na cidade desde os anos 1990. Vale parar para apreciar as obras ou comprar um dos supercoloridos suvenires.

  4. Meat Market (nº 915) Que tal emendar o jantar no fim das compras? Este restaurante, cheio de glamour, é a pedida. Na dúvida, vá de brisket (carne do peito do boi) com coco, manga e cogumelos.

  5. Books & Books (nº 927) Hora de uma parada cultural. A livraria é bastante frequentada por turistas e moradores, que adoram passar a tarde ali folheando um livro ou alguma das dezenas de revistas à disposição.

  6. Base (nº 929) Um dos pontos altos do trajeto. Criada pelo designer londrino Steven Gilles, a loja vende tudo o que é cool: revistas, camisetas, CDs, roupas e acessórios de várias partes do planeta.

    Lincoln Road, em Miami
  7. Shake Shack (1 660 Lenox Avenue) O melhor hambúrguer de Nova York também está presente aqui. Além dos suculentos sanduíches, os milk-shakes são imperdíveis (prove o de manteiga de amendoim).

  8. Nespresso Boutique (nº 1 105) Pelas paredes se espalham as cápsulas de alumínio do famoso café expresso, com mais de dez tipos. Saladas, sanduíches e salgados estão sempre fresquinhos.

  9. Taschen (nº 1 111) A editora alemã, especializada em livros de arte, está no imponente prédio na esquina com a Alton Road. Seu espaço foi desenhado por Philippe Starck. Ela só abre às 11 da manhã (aos domingos, ao meio-dia).

Veja nas próximas páginas:

ORLANDO: DIVERSÃO INDOOR

Num primeiro momento é difícil entender como os brasileiros arranjam tempo para fazer compras em Orlando, um lugar onde estão os maiores e mais famosos parques temáticos do mundo. Mas, ao ver os preços dos shoppings e outlets, quem de resistir há? Tênis da Nike por US$ 65? Yes, they can. Ao norte, perto do complexo da Universal, estão o luxuoso Mall at Millenia e o popular Orlando Premium Outlets – International Drive. A oeste do aeroporto, na South Orange Blossom Trail, fica o Florida Mall, o maior dos shoppings. E nas redondezas do Walt Disney World estão dois outlets, o Orlando Premium Outlets – Vineland Avenue e o Lake Buena Vista Factory Stores.

Onde somos vips

Assim como em Miami, os principais pontos de compras em Orlando também são os shopping centers. O mais luxuoso é o Mall at Millenia (4200 Conroy Road, Millenia Boulevard, 407/363-3555, mallatmillenia.com, 2ª/sáb 10h/21h, dom 11h/19h). Por seus corredores de mármore não existem quiosques nem anúncios publicitários – tudo para a experiência das compras ser mais agradável. Brasileiros são comuníssimos no lugar, tanto que o tratamento é diferenciado. Lojas como Gucci, Louis Vuitton, Saks Fifth Avenue e Bloomingdale’s têm funcionárias brasileiras. A Neiman Marcus reforçou seu estoque de bolsas Balenciaga (de R$ 1 450 a R$ 3 790) só por causa das clientes brasileiras, que compraram tanto desses itens na última coleção que desta vez se encomendou o dobro. Outras paradas bacanas são a Urban Outfitters, a Kiehl’s, a M.A.C. e a Zara, na qual uma calça jeans feminina sai por R$ 72 – nas filiais do Brasil custa R$ 140 em média. E o shopping acaba de ganhar três reforços: Rolex, Tag Heuer e Emporio Armani. “É pequeno, agradável e tem uma unidade da Best Buy pertinho, no estacionamento. Ideal para quem não tem intenção de comprar em grandes quantidades”, diz a advogada cearense Liliane Freire. Na hora da fome, vale parar no restaurante The Cheesecake Factory, com 40 tipos da clássica torta americana.

Vale também conhecer o Florida Mall (8001 South Orange Blossom Trail,407/851-6255, simon.com; 2ª/sáb 10h/21h, dom 12h/18h), o maior da cidade, com 270 lojas. Todo ele ocupa um único andar, e é bem fácil circular. Entre as âncoras estão a Saks Fifth Avenue (que tem marcas de luxo como Prada e Armani), a Nordstrom, a M&M’s World – a dos pequenos chocolates coloridos – e a Disney Store, com bonecas das princesas mais queridas das meninas.

Bolsas da Kipling no Orlando Premium Outlets – Vineland Avenue

Bolsas da Kipling no Orlando Premium Outlets – Vineland Avenue – Foto: Elaine Ianicelli

Os outlets

No Orlando Premium Outlets – Vineland Avenue (8200 Vineland Avenue, 407/238-7787, premiumoutlets.com; 2ª/sáb 10h/23h, dom 10h/21h), um ritual se repete todos os dias. Centenas de brasileiros descem de dezenas de ônibus de excursão e, em primeiro lugar, compram uma mala nova – justamente para enchê-la com as aquisições do dia. Esse fenômeno tem uma causa: descontos de até 65%, sem contar as liquidações. Além disso, o grande diferencial do outlet é ter grifes topo de linha, como Fendi, CH Carolina Herrera, Burberry e Salvatore Ferragamo. Recentemente foi inaugurada uma loja da Prada, que vende roupas, acessórios e perfumes da etiqueta italiana. “Precisei de dois dias para conhecer de verdade todas as lojas. Refiz o guarda-roupa na Calvin Klein, comprei bons jeans na Levi’s e trouxe várias velas perfumadas da Yankee Candle”, conta o médico Ronaldo Braga. A Kipling, na qual os brasileiros são 80% da clientela, faz as encomendas para seu estoque de volta às aulas de acordo com o calendário escolar do Brasil, e não com o dos Estados Unidos. Na DKNY, o cozy, que pode ser usado como casaco ou blusa, custa R$ 140 (em outras lojas americanas,custaria R$ 350). Outras barganhas: bolsa de carregar maquiagem da Roberto Cavalli por R$ 58 e vestido de festa da Carolina Herrera por R$ 990. Antes de viajar, vale entrar no site e se cadastrar para obter o cartão vip, que dá direito a promoções. O Orlando Premium Outlets – International Drive (4951 International Drive, 407/352-9600, premiumoutlets.com; 2ª/sáb 10h/23h, dom 10h/21h) pertence ao mesmo grupo. Nele, o forte são as tradicionais marcas americanas, como Victoria’s Secret, Nike e Calvin Klein. O horário de funcionamento é bem estendido – dá para ir aos parques com as crianças (ou sem elas) de dia e fazer compras à noite. Para quem quer fugir da muvuca, o Lake Buena Vista Factory Stores (15657 S Apopka Vineland Road, 407/238-9301, lbvfs.com; 2ª/sáb 10h/21h30, dom 10h/19h) é a pedida. Tem lojas Gap, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Nike e Levi’s, e os descontos nos produtos também chegam a 60%.

Toy Stores

Na terra do Mickey, das princesas e dos parques temáticos, não poderiam faltar boas lojas para comprar brinquedos. Downtown Disney é o centrinho do complexo Disney. “Ali há produtos que a gente não encontra em nenhum outro lugar”, diz a estudante de arquitetura Mayra Ribeiro. O grande destaque é o World of Disney, a maior loja Disney do planeta. Seus 500 mil produtos merecem cada suspiro arrancado da criançada – e dos pais. Uma mochila da Rapunzel, por exemplo, sai por R$ 24; o vestido de noiva da Cinderela, por R$ 159. Ali ficam o salão de beleza Bibbidi Bobbidi Boutique, que transforma meninas em princesas e meninos em piratas, e o Lego Imagination Center, que tem tijolos, carrinhos e bonecos educativos para entreter a família inteira. Os parques da Universal também contam com um centrinho de compras, o Universal City Walk. A maior loja do complexo é a Universal Studios Store, com suvenires ligados a personagens de filmes. Que tal levar um E.T. de pelúcia para casa? Custa R$ 40. Ou uma camiseta da mais nova atração do complexo, Meu Malvado Favorito, por R$ 44?

Fora dos parques e em fente ao Mall at Millenia ficam a Toys “R” Us e a Babies “R” Us (4607 Millenia Plaza Way, South Orlando, 407/226-0139, toysrus.com; 2ª/5ª 9h30/21h, 6ª/sáb 9h30/23h, dom 10h/19h; Cc: A, M, V), que pertencem à maior empresa especializada em brinquedos dos Estados Unidos. Na Toys “R” Us, os brinquedos custam em média 40% menos do que no Brasil. E na Babies “R” Us dá para montar o enxoval inteiro do bebê. Já imaginou comprar por R$ 400 um carrinho da marca Jeep que, no Brasil, custa R$ 1 600? Sim, em Orlando ossonhos se tornam realidade.

Veja também:

Aqui e ali

Preços de produtos no Brasil e na Flórida (em reais):

Calça Diesel Jogg Jeans Thavar: Brasil R$ 590 / Flórida R$ 382

Relógio Swatch Chrono Plastic: Brasil R$ 485 / Flórida R$ 241

Bolsa Louis Vuitton Tivoli M-G: Brasil R$ 3 750 / Flórida R$ 3 360

Tênis Nike Free Run +3: Brasil R$ 300 / Flórida R$ 201

Perfume Miss Dior: Brasil R$ 410 / Flórida R$ 205

Compras em Miami e Orlando: produtos mais baratos

Torradeira com visor LCD: Brasil R$ 590 / Flórida R$ 201

Bolsa Kipling Defea Mid-size: Brasil R$ 369 / Flórida R$ 179

Mac Book Air 13 polegadas: Brasil R$ 5 350 / Flórida R$ 3 000

L’Occitane Verbena Body Lotion: Brasil R$ 120 / Flórida R$ 50

Base para os olhos Stila Prime Pot, Sephora: Brasil R$ 91 / Flórida R$ 40

Valores pesquisados em agosto nos shoppings Village of Merrick Park, Aventura Mall, Dadeland e The Falls, em Miami; Mall at Millenia e Florida Mall, em Orlando; shoppings Iguatemi, Pátio Higienópolis, JK Iguatemi e Cidade Jardim, em São Paulo

Veja também:

GUIA VT: MIAMI E ORLANDO

Tudo o que você precisa saber antes de embarcar

Como chegar

A American Airlines (11/4502-400) e a TAM (4002-5700, 0800-5705700,tam.com.br) têm voos diretos desde US$ 1 242 e US$ 1 197, respectivamente. Com conexão, a Delta (0800-8812121, delta.com) voa desde US$ 1 182; a United (11/3145-4200, united.com.br), desde US$ 1 263; e a Avianca (0800-8918668, avianca.com) e a Taca (0800-7618222, taca.com), desde US$ 974. A TAM é a única que voa direto para Orlando, desde US$ 1 297. Sai mais barato comprar o bilhete da Aeromexico (11/3253-3888,aeromexico.com), desde US$ 1 185, mas é preciso trocar de avião na Cidade do México.

Quem leva

A Visual Turismo (11/3235-2000, visualturismo.com.br) tem pacote de duas noites em Miami e quatro em Orlando, desde US$ 1 737. Especialista em Orlando, a RCA (11/3017-8700, rcaturismo.com.br) tem quatro noites na cidade e outras três em Miami, com passeio de compras em ambas, desde US$ 699, sem aéreo. O roteiro da Agaxtur (11/3067-0900, agaxtur.com.br) inclui seis noites em Orlando, com tour de compras, e outras duas em Miami, todas em hotéis de categoria turística, desde R$ 3 851. A ADV (11/2167-0633, advtour.com.br) tem três noites em Orlando e outras três em Miami, com aluguel de carro, tour de compras em Orlando e visita ao Aventura Mall, em Miami, desde US$ 1 668. Com apenas uma noite em Miami, o roteiro da CVC (11/2191-8410, cvc.com.br) tem outras nove noites em Orlando, com ingressos para os parques Universal Studios, Islands of Adventure, SeaWorld e Cabo Canaveral, tour de compras e jantar no Planet Hollywwod, desde US$ 3 208. A CI (11/3469-0440, ci.com.br) tem pacote com duas noites em Miami e oito em Orlando, com city tour em Miami, tour de compras em Orlando, ingressos para Magic Kingdom, Epcot Center, Hollywood Studios, Animal Kingdom, Universal Studios e Islands of Adventure, desde US$ 1 859, sem aéreo.

Saguão do Aventura Mall, em Miami

Saguão do Aventura Mall, em Miami – Foto: Elaine Ianicelli

Documentos

Para obter o visto americano, preencha o formulário DS-160 no site ceac.state.gov/genniv, pague a taxa de US$ 160 e agende a entrevista pelo usvisa-info.com. Depois é preciso comparecer a um dos centros de atendimento para a coleta dos dados biométricos, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Daí é que se vai à entrevista, caso necessário.

Limite de bagagem

Em trechos internacionais, cada passageiro tem direito a levar duas malas de até 32 quilos. A TAM cobra US$ 150 por mala que ultrapasse o peso-limite; a Delta e a Avianca, US$ 100; a American, US$ 200; a Aeromexico, US$ 5 por quilo adicional; a United, US$ 400.

O melhor amigo das compradoras por Camilla Veras Mota

Tanta coisa para comprar, tão pouco tempo. Se você tem essa sensação ao deparar com o universo de lojas de Miami e Orlando, uma boa solução é apelar a um personal shopper, espécie de consultor que indica os melhores endereços e peças a seus clientes. Algumas lojas de departamentos têm profissionais que prestam o serviço de graça; basta ligar para marcar horário. Na Macy’s (macys.com), ele retorna a ligação à consumidora e pergunta sobre suas necessidades e preferências. Na Bloomingdale’s (bloomingdales.com), o funcionário acompanha a visita ou deixa as peças separadas, prontas para ser experimentadas. A personal shopper Paula Laffront (paulalaffront.com), que foi estilista das marcas Forum, Triton e Carlos Miele, faz esse serviço em Miami há quase dois anos. O trabalho é personalizado, e o preço, salgado: custa entre US$ 300 e US$ 500 por um período de seis horas.

Veja nas páginas anteriores:

Leia mais:

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Compras em Nova York, Miami e Orlando

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